LORDOSE | O que é – Causas – Sintomas – Tratamento

Por: Cássia Rocha | Texto Aprovado pelo Conselho Médico do MediFoco
Atualizado em 15/04/2015

PUBLICIDADE
Coluna vertebral

 

O que é a Lordose? É a curvatura excessiva da coluna vertebral para dentro. Quando presente na região lombar esta curvatura está voltada para dentro do abdome, caracterizando a lordose lombar. Quando a curvatura está localizada no pescoço, estamos diante da lordose cervical.

A coluna vertebral curva-se naturalmente no pescoço, nas costas e Lordosena região lombar para absorver choques e sustentar o peso da cabeça. A lordose ocorre quando há uma curvatura excessiva da coluna para dentro, podendo ser flexível ou estática. A flexível não é motivo para preocupação, pois surge em determinados movimentos, como na inclinação, mas em seguida a coluna volta ao normal. A estática permanece inalterada independente do movimento, e esta precisa de tratamento.

A curvatura da coluna vertebral voltada para fora, ou seja, de forma oposta ao da lordose, é a cifose.

Causas

Existem muitos fatores que podem causar a lordose, sendo as mais comuns: postura inadequada, cifose (mais conhecida como corcunda), obesidade (a pessoa se inclina para trás para equilibrar o peso), acondroplasia (transtorno genético que pode levar a um tipo de nanismo), discite (doença dos discos entre as vértebras) e osteoporose.

Além da lordose lombar, existe também a lordose cervical (pescoço). Ambas podem surgir em pessoas de todas as faixas etárias.

Diagnóstico

Procure um médico (de preferência ortopedista), caso note em si próprio ou em alguém próximo a seguinte postura: costas excessivamente curvadas, com as nádegas projetadas para trás.

- PUBLICIDADE -

Uma simples radiografia da coluna na posição de perfil é suficiente para evidenciar a lordose.

Sintomas:

A lordose também pode provocar dor e parestesias (formigamento) em diversas regiões do corpo além de dificultar os movimentos.

Tratamento

Normalmente são considerados procedimentos não cirúrgicos de início. Após a avaliação do caso, o médico pode indicar um tratamento com: analgésicos e anti-inflamatórios; coletes para pacientes ainda em fase de crescimento (para evitar o aumento da curvatura); redução de peso nos casos de obesidade; fisioterapia.

Caso o tratamento não tenha bom resultado ou a curvatura é muito grave ou haja alguma complicação neurológica, a intervenção cirúrgica é considerada.

Seja qual for o caso, é importante seguir o tratamento à risca para evitar complicações futuras, como artrite e dor crônica.

Lordose lombar na gravidezgrávida lordose

Durante a gravidez, especialmente nas últimas semanas, quando a barriga já está bem proeminente, a maioria das mulheres faz o movimento que os obesos fazem para equilibrar o peso, jogando as costas e os ombros para trás, podendo assim surgir a lordose.

Em geral tudo se normaliza após o parto, mas é aconselhável que a gestante use calçados fechados com um pouco de salto. Eles ajudam a equilibrar a postura, jogando o peso do corpo também sobre a planta do pé, e não somente no calcanhar.



PUBLICIDADES


One Response para o texto: “LORDOSE | O que é – Causas – Sintomas – Tratamento”

  1. Juu disse:

    Ótima explicação, toca que fazer um trabalho demonstrativo na escola, eu fui em vários sites, mas nenhum explicou tão bem igual a esse. Ameiiii

Deixe um Comentário

Antes de enviar seu Comentário, faça o cálculo abaixo: * Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.

Powered by WordPress | Designed by: Best SUV | Thanks to Toyota SUV, Ford SUV and Best Truck