MANCHA SENIL OU MELANOSE SOLAR

Por: Cássia Rocha | Texto Aprovado pelo Conselho Médico do MediFoco
Atualizado em 30/03/2015

PUBLICIDADE
Melanose solar

 

Você sabe o que são manchas senis? Elas normalmente aparecem nas áreas de maior exposição ao sol, como rosto, mãos, ombros e colo. São amarronzadas e podem interferir na autoestima do indivíduo.

Muitos acreditam que elas aparecem única e exclusivamente devido à idade, mas não é bem assim. Vamos entender mais sobre elas a seguir.

Proteção solar é essencial

Elas são chamadas senis porque de fato costumam surgir em pessoas de idade mais avançada, mas existe um motivo para isso: provavelmente na juventude a pessoa se expôs excessivamente ao sol e não fez uso do protetor solar, ou pelo menos não do modo que deveria.Manchas Senis

Não à toa o nome oficial da mancha senil é melanose solar, justamente porque o sol é o maior causador desse e de muitos outros tipos de manchas. Portanto, protetor solar todos os dias é indispensável nas áreas expostas do corpo, mesmo se o tempo estiver encoberto, pois ainda assim os raios prejudiciais atingem nossa pele. Essa é a melhor forma de prevenção para as manchas senis.

Tratamento

- PUBLICIDADE -

Porém, se o problema já se instalou, existem alguns tratamentos que prometem amenizar as manchas, mas devem ser sempre indicados e aplicados por um dermatologista de confiança, do contrário o efeito pode ser o oposto do esperado. Vamos conferir:

– Cremes:

Os cremes adequados ajudam bastante, e na maioria dos casos devem ser utilizados todos os dias.

– Peeling:

Nesse procedimento o dermatologista aplica alguns produtos que promovem a esfoliação da pele.

– Luz intensa pulsada:

São disparos de luz que podem clarear ou eliminar as manchas, dependendo do caso.

– Micro dermoabrasão:

A micro dermoabrasão é um tratamento mais agressivo, onde ocorre o lixamento da pele; é necessário aplicar anestesia para a realização do procedimento.

– Cauterização química:

Aqui é aplicado um ácido sobre as manchas. Elas ficam avermelhadas e podem arder um pouco. A pele resseca e surge renovada após alguns dias.

Consulte seu dermatologista

Em todos os procedimentos mencionados acima, siga à risca a recomendação de seu médico, que muito provavelmente irá proibir a exposição ao sol durante o tratamento e receitar um bom protetor solar adequado para seu caso e tipo de pele. O tempo de tratamento e número de sessões também só poderá ser definido pelo profissional.

Importante: evite receitas caseiras, pois além de não ajudar podem piorar o seu problema. Consulte o dermatologista para que ele indique o melhor caminho a seguir.



PUBLICIDADES


Deixe um Comentário

Antes de enviar seu Comentário, faça o cálculo abaixo: * Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.

Powered by WordPress | Designed by: Best SUV | Thanks to Toyota SUV, Ford SUV and Best Truck