MELASMA | O que é – Como Tratar

Por: Cássia Rocha | Texto Aprovado pelo Conselho Médico do MediFoco
Atualizado em 19/04/2015

PUBLICIDADE
Melasma

 

Os melasmas são manchas escurecidas que normalmente afetam áreas do rosto expostas ao sol, sendo mais comum em mulheres com pele mais escura. O início do melasma vem associado com a gravidez ou a utilização de contraceptivos orais em aproximadamente metade dos casos, isto se deve ao aumento do estrogênio e da progesterona.

O ideal é prevenir, pois nem sempre é possível eliminar o melasma após o seu surgimento. Por isso é importante usar protetor solar várias vezes ao dia. Caso as manchas já estejam presente, confira a seguir algumas medidas possíveis para atenuar o problema, sempre lembrando que o dermatologista é quem poderá dar a melhor solução para seu caso.

Cremes

Os cremes clareadores são bastante eficientes e podem ser usados em casa. Normalmente indica-se os formulados com ácido retinóico e hidroquinona, que são muito potentes.

Laser

O laser é um método bastante eficaz se aplicado de forma bem controlada pelo profissional. Do contrário, pode ter efeito rebote, ou seja, as manchas podem piorar. Por isso é tão importante procurar um médico de confiança e evitar  procurar esse tipo de procedimento por conta própria em clínicas de estética.

Peeling

- PUBLICIDADE -

O peeling pode ser de grande ajuda como coadjuvante no tratamento do melasma. Normalmente prescrito no inverno, para evitar a exposição solar.

Protetor solar oral

Essa é uma novidade ainda não totalmente aceita por todos os profissionais, mas alguns defendem que seu uso ajuda bastante na proteção da pele. São cápsulas geralmente formuladas com betacaroteno, que evitariam a piora das manchas e também o aparecimento de novas lesões.

Protetor solar

O protetor solar é indispensável para prevenir e evitar a piora dos melasmas. Use sempre, mesmo em dias nublados.

Quando você se protege da maneira correta e mesmo assim surge uma manchinha, não pense que o protetor solar não funcionou. Pode ter certeza de que sem ele o estrago seria muito maior. Em alguns dias os raios UVA e UVB estão tão intensos que podem ultrapassar a barreira de nosso protetor ou bloqueador solar.

Evite também os piores horários de exposição solar, entre 10h e 16h.

Sempre que possível, é boa idéia também usar um chapéu ou boné para intensificar a proteção, que nunca é demais. Afinal, a pele é o maior órgão de nosso corpo e deve ser levada a sério, sempre. Tenha sempre em mente que é muito mais fácil prevenir do que tratar uma doença na pele.



PUBLICIDADES


Deixe um Comentário

Antes de enviar seu Comentário, faça o cálculo abaixo: * Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.

Powered by WordPress | Designed by: Best SUV | Thanks to Toyota SUV, Ford SUV and Best Truck