MEMÓRIA | Tipos e Alterações

Por: Marina Zanetti | Texto Aprovado pelo Conselho Médico do MediFoco
Atualizado em 19/04/2013

PUBLICIDADE
Memória

 

Memória é definida como o ato de registrar, manter e evocar fatos que já ocorreram. É composta por três fases:

Fase de percepção: é a fase que ocorre imediatamente após o fato.
Fase de retenção: é o momento em que é retido, guardado o fato ocorrido.
Fase de reprodução: é a fase em que se trás a tona novamente o fato já vivido.

O processo de memorização ocorre através da fixação de determinada informação, e esta por sua vez, depende do nível de consciência, do interesse emocional e do empenho individual sobre determinado tema, além de necessitar de conhecimentos anteriores sobre o assunto.

Após ocorrer o processo de fixação, deve-se ocorrer o processo de conservação, que se dá através da repetição e associação do fato com outros elementos.

A memória pode também ser dividida de acordo com a sua conservação em:

    Memória imediata ou de curtíssimo prazo: esta se confunde com a própria atenção e é a capacidade de reter o conteúdo logo após ser percebido.
    Memória recente ou de curto prazo: é a capacidade de reter a informação por um curto período, podendo ser de minutos a uma hora.
    Memória remota ou de longo prazo: é a memória que tem capacidade de armazenar fatos ocorridos durante meses ou até anos.

    - PUBLICIDADE -

    Existe uma teoria chamada “Lei da Regressão Mnêmica de Ribot” que estabelece que a perda de conteúdos de memória ocorra na ordem inversa que se adquiriu, ou seja, perde – se primeiro os últimos acontecimentos, para só depois esquecer dos acontecimentos mais antigos.

    Estabelece ainda que os primeiros elementos a se esquecer são os mais complexos, por exemplo, fatos e histórias, e os elementos mais simples são mais difíceis de esquecer, por exemplo nome de objetos.

    O mesmo ocorre com elementos familiares, pessoas da família são mais difíceis de serem esquecidas quando comparada com pessoas estranhas.

    Este fatos são facilmente observados quando se observa pacientes com doença de Alzheimer, eles tendem a esquecer fatos recentes e lembrarem dos antigos, tendem a esquecer das histórias, mas lembrarem dos nomes  dos  objetos, e tendem a não reconhecerem pessoas estranhas mas não se esquecerem facilmente dos seus familiares.

    Principais Tipos de Memórias:

    Hipermnésia: lembra em excesso dos fatos ocorridos durante sua vida.
    Amnésia: perda da capacidade de fixar informações.
    Amnésia Psicogênica: ocorre após grandes traumas, como por exemplo a morte de um ente querido, se esquece de eventos com significados especiais.



PUBLICIDADES


Deixe um Comentário

Antes de enviar seu Comentário, faça o cálculo abaixo: * Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.

Powered by WordPress | Designed by: Best SUV | Thanks to Toyota SUV, Ford SUV and Best Truck