MENINGITE | Sintomas – Diagnóstico

Por: Marina Zanetti | Texto Aprovado pelo Conselho Médico do MediFoco
Atualizado em 28/05/2015

PUBLICIDADE
Meningite

 

Meningite é o termo que expressa um processo inflamatório das meninges, que são as membranas que recobrem o cérebro. Esta pode ser causada por uma série de agentes infecciosos, como bactérias (meningite bacteriana), vírus e fungos ou ainda por causas não infecciosas, como traumatismos por exemplo.

A meningite é uma doença que acomete o ser humano, e é transmitida aos demais através das vias aéreas superiores, ou seja, através de secreções ou gotículas que são eliminadas no ambiente no momento da respiração ou mesmo durante a fala.

Todos estão susceptíveis à doença, porém, crianças menores de 1 ano de idade e idosos maiores de 60 anos de idade possuem um risco ainda maior de contrair tal doença, devido ao fato de possuírem imunidade mais baixa que as demais pessoas.

Como se manifesta a Meningite?Meninge

A meningite se expressa através de uma série de sintomas, e a isto dá-se o nome de síndrome, neste caso, o quadro clínico é grave e é representado por:

- PUBLICIDADE -

– Febre;
Dor de cabeça de forte intensidade;
– Náuseas;
– Vômito;
– Rigidez de nuca (dificuldade de movimentar o pescoço);
– Prostração;
– Confusão Mental.

Caso haja o aparecimento destes sintomas já citados, é fundamental que o paciente procure imediatamente um médico que realizará alguns exames e fechará, se for o caso, o diagnóstico de meningite.

Diagnóstico:

O diagnóstico é dado através da anamnese (interrogatório médico) e exame físico. Algumas manobras específicas do exame físico ajudam a reforçar ainda mais a hipótese diagnóstica de meningite quando positivas. É necessário ainda a realização de hemograma e fundamental a coleta de líquor, já que é através da análise deste que pode-se concluir se realmente é meningite, e se caso for, se esta tem origem bacteriana ou viral, já que o tratamento é diferente em cada caso.

O tratamento deve ser adequado para cada caso, mas em geral, as meningites bacterianas são mais graves, sendo necessário tratamento hospitalar com antibiótico por via endovenosa (injeção de antibiótico nas veias), durando de 07 a 14 dias o tratamento, que deve ocorrer o mais rápido que possível após o diagnóstico, já que a meningite quando não tratada é uma doença grave, que pode gerar uma série de complicações, como: perda da audição, distúrbio de linguagem, retardo mental, anormalidades motoras (nos movimentos) e distúrbios visuais.



PUBLICIDADES


Deixe um Comentário

Antes de enviar seu Comentário, faça o cálculo abaixo: * Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.

Powered by WordPress | Designed by: Best SUV | Thanks to Toyota SUV, Ford SUV and Best Truck