MENOPAUSA E CLIMATÉRIO | Fogachos: principal sintoma da Menopausa

Por: Marina Zanetti | Texto Aprovado pelo Conselho Médico do MediFoco
Atualizado em 25/02/2013

PUBLICIDADE
Fogachos

 

Para entendermos o que é climatério e menopausa, temos a seguir algumas definições:

Climatério é o período fisiológico (normal) que se inicia com os primeiros indícios de falha ovariana, mesmo que os ciclos menstruais continuem regulares e termina na fase senil, que por definição se inicia aos 65 anos de idade, mas cada mulher pode iniciar seu climatério de forma diferente, em períodos diferentes e com sintomas também diferentes, podendo estes últimos estarem presentes ou não.

Menopausa é definida como a última menstruação, que ocorre devido ao fim da função dos ovários, e só é possível diagnosticar a menopausa após um ano da ocorrência da última menstruação. Geralmente a menopausa ocorre ao redor dos 50 anos de idade. (A menopausa representa apenas o fim da atividade ovulatória, o fim da atividade reprodutiva).

Perimenopausa: é o período próximo a menopausa, durante alguns anos que antecedem a última menstruação já devido às falhas ovarianas, e os doze meses após a menopausa.

Pós-menopausa: este é o período que se inicia 12 meses após a última menstruação e termina aos 65 anos de idade, quando inicia-se a senilidade.

Senilidade: período que se inicia aos 65 anos de idade.

- PUBLICIDADE -

Diagnóstico da Menopausa:

O diagnóstico da menopausa, apesar de ser retrospectivo (pelo menos 12 meses após a última menstruação), pode ser feito através de alguns sintomas característicos que se queixam as mulheres nesta fase da vida, tais como o fogacho, que é a sensação de calor excessivo que sente a mulher.

Fogachos:Fogachos e a Menopausa

Os fogachos ocorrem de forma transitória, são “calores que vêm e que vão”, trazendo rubor (vermelhidão) à face, ao pescoço e ao tórax, ocasionando sudorese e calor excessivo, seguidos as vezes de calafrios. Durante os fogachos pode-se observar aumento do fluxo sanguíneo logo abaixo da pele, aumento da freqüência cardíaca (número de vezes que o coração bate por minuto) e aumento da temperatura corporal.

O fogacho é o sintoma mais freqüente do climatério e da menopausa e em uma pequena parcela da população feminina pode ocorrer por mais 05 anos após a última menstruação.



PUBLICIDADES


Deixe um Comentário

Antes de enviar seu Comentário, faça o cálculo abaixo: * Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.

Powered by WordPress | Designed by: Best SUV | Thanks to Toyota SUV, Ford SUV and Best Truck