NEURITE ÓPTICA | O que é? – Sintomas – Tratamento

Por: Iramar Greco | Texto Aprovado pelo Conselho Médico do MediFoco
Atualizado em 14/01/2018

PUBLICIDADE

Neurite óptica

O nervo óptico funciona como um condutor que leva os sinais visuais captados pelo olho até o cérebro. Quando esse nervo sofre uma inflamação, essa transmissão se torna ineficiente diminuindo a capacidade de se identificar a forma e o contorno de objetos, e provocando perda da visão. Esse problema é chamado neurite óptica.

A neurite óptica ocorre quando há desmielinização do nervo, ou seja, uma alteração em sua camada mais externa. Esse problema surge de repente e, geralmente, em apenas um dos olhos. A perda temporária da visão pode ser total ou discreta, quando atinge apenas uma parte do campo visual. É comum, também, o paciente sentir dor ao movimentar a órbita ocular.

- PUBLICIDADE -

Segundo estudos, a neurite óptica é mais comum em brancos, atinge duas vezes mais as mulheres e, normalmente, surge pela primeira vez em adultos dos 20 aos 45 anos. As causas são de difícil identificação, mas maior incidência está relacionada a doenças autoimunes, como a esclerose múltipla; infecções provocadas por vírus, como caxumba, varicela e herpes; além de outras doenças infecciosas como a tuberculose, sífilis e sarcoidose. Mas, ela também pode surgir isoladamente, sem qualquer associação a outra doença. No caso da esclerose múltipla, a neurite óptica é uma das primeiras manifestações da doença.

Sintomas e tratamento da neurite óptica:

Os sintomas da neurite óptica podem variar, mas as principais queixas são: visão embaçada ou desfocada, perda da acuidade visual, dificuldade para distinguir cores, dor na órbita ocular ao movimentar os olhos e redução na percepção do brilho.

A neurite óptica tem cura e, na maioria dos casos, pode regredir e desaparecer espontaneamente, sem tratamento. Apesar de ser uma das doenças oculares menos frequentes, ela é uma das mais graves e apenas o diagnóstico preciso e precoce, realizado por um oftalmologista, pode evitar a perda permanente da visão.

PUBLICIDADES


Deixe um Comentário

Antes de enviar seu Comentário, faça o cálculo abaixo: * Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.

Medifoco - O Nosso Foco é a sua Saúde