NÓDULO NA TIREÓIDE | Conduta e Informações

Por: Dr. Eduardo Machado de Carvalho | Texto Aprovado pelo Conselho Médico do MediFoco
Atualizado em 22/07/2017

PUBLICIDADE
Nódulo na tireóide

 

Nódulo na tireóide é um achado muito comum ao exame físico, principalmente nas mulheres. Se realizarmos ultrassonografia da tireóide em mulheres acima de 40 anos, a prevalência de nódulo tireoidiano chegará em torno de 50%.  Diante de um nódulo tireoidiano o médico sempre deverá solicitar os exames: hormônios TSH, t4 livre e Anti-TPO (anti-peroxidase) e uma ultrassonografia da glândula tireóide.

Doenças da tireóide são mais comuns em mulheres, a presença de nódulo em homem requer maior atenção, pois o risco de malignidade é maior.

Quando suspeitar de malignidade em um nódulo na tireóide?

  • Rouquidão: a presença de disfonia (alteração da voz) de início rápido e progressivo;
  • Crescimento rápido do nódulo: normalmente levará a sintomas compressivos, o paciente terá dificuldade de deglutição ou respiração;
  • Linfonodomegalia cervical: presença de linfonodos (gânglios) na região do pescoço.

Os nódulos na tireóide:

Os nódulos na tireóide podem ser sólidos, císticos (nódulo com líquido ou sangue em seu interior) ou mistos (sólido + cístico), podendo ser benignos ou malignos.

A função tireoidiana pode estar normal, aumentada (hipertireoidismo) ou diminuída (hipotireoidismo).

O que é bócio multinodular atóxico?

Bócio quer dizer aumento da glândula tireóide, multinodular pois possui vários nódulos e atóxico pois não produz hormônio tireoidiano.

O bócio é nodular quando existe aumento da tireóide com apenas um nódulo e tóxico é quando existe a produção de hormônio tireoidiano pelo nódulo.

Verificamos se um nódulo na tireóide é produtor de hormônios quando é realizada a cintilografia da tireóide e aparece uma imagem de hipercaptação no nódulo.

Doença de Plummer

É quando temos o bócio nodular tóxico, ou seja, aumento da tireóide devido a presença de apenas um nódulo produtor de hormônio tireoidiano, causando hipertireoidismo.

- PUBLICIDADE -

Conduta do Nódulo da Tireóide:

Ultrassonografia de Nódulo na Tireóide

O principal exame para o médico traçar uma conduta é a ultrassonografia da glândula tireóide, onde é possível visualizar sinais de suspeita para malignidade:

Quando realizar a PAAF (punção aspirativa por agulha fina) de um nódulo na tireóide?

Deverá ser indicada de acordo com o tamanho do nódulo:

  • < 5mm – não está indicado;
  • > 5 mm – pacientes com alto risco clínico de malignidade ou nódulo suspeito na ultrassonografia (veja o que é um nódulo suspeito abaixo);
  • > 10 mm – nódulo sólido hipoecoico;
  • > 15 mm – nódulo sólido isoecoico ou hiperecoico;
  • > 20 mm – nódulo complexo ou espongiforme;
  • Nódulo com aparente invasão extratireoidiana – todos;
  • Linfonodo suspeito na ultrassonografia – PAAF do linfonodo.

Quais são as características “suspeitas” de um nódulo na tireóide ao se realizar uma ultrassonografia?

  • O nódulo ser hipoecóico;
  • Ter limites imprecisos;
  • Presença de microcalcificações (são corpos psamomatoso, é o acúmulo de cálcio durante o ciclo celular);
  • Ausência de halo (contorna o nódulo);
  • Vascularização central ao doppler;
  • Presença de linfonodos cervicais com características suspeitas.

Estes achados à ultrassonografia acima citados são associados a maior risco de malignidade do nódulo, entretanto, os achados ultrassonográficos isoladamente não permitem uma distinção absoluta entre lesões benignas e malignas.



PUBLICIDADES


15 Comentários para o texto: “NÓDULO NA TIREÓIDE | Conduta e Informações”

  1. MARCIA CRISTIANE ALVES disse:

    Fiz uma egorafia da tireoite e deu assim tireóide tópica móvel a deglutição,regulares e limites precisos,ecotextura heterogênea.
    No lobo direito,terco médio ondendifica se nódulo de aspecto esponjoso sem microcalcificacao,sem halo,nao vas9cularizado de 1,3, 0,3,1,2cm.
    O lobo direito mede 1,7,4,3,1,7cm(volume=6,8cm oque sihnifica tenho nódulo ou não dês te já agradeço.

  2. Pedro Souza disse:

    Boa tarde. O resultado da ultrasson da minha mãe me deixou preocupado. Glândula tireóide de configuração globosa, de contornos lobulados, de difícil mensuração. Dimensões: LD: 8, 0 X 4, 3 X 3, 5 cm (62, 9cm3).
    LE: 8, 0 x 5, 2 x 3, 2cm (69, 6cm3).
    Istmo: 5, 2 x 3, 7 x 2, 0cm (20, 1cm3).
    Volume: 152, 6cm3.
    TEXTURA = Textura ecografica difusamente heterogênea, com múltiplas imagens nodulares de forma, tamanho e ecogenicidade variadas, sendo difícil sua individualização, com algumas calcificações grosseiras de permeio.
    Vasos e estruturas vizinhas não evidenciam alterações.
    CONCLUSÃO = Tireóide: Volumoso bócio multinodular.

    Isso seria características de uma malignidade a ser investigada?
    Obrigado! Abraço!

  3. Ana Paula Saores disse:

    Boa noite
    a USG da minha mãe teve resultado da seguinte forma
    Lobo direito mede 3,8 x 1,3 x 1,6 cm com imagem nodular mista,medindo 1,0 x 0,7 cm no terço inferior
    Lobo esquerdo mede 3,4 x 1,0 x 1,2 cm com três imagens anecoicas a maior mede 0,3 x 02 cm no terço superior com foco ecogênico
    Istmo 0,2 cm
    Diagnostico:
    Tireoide de volume normal com nodulo misto no lobo direito e pequenas coleções císticas no lobo esquerdo.
    Me ajude por favor estou muito apreensiva.

  4. patricia rodrigues machado disse:

    descobri ontem que tenho nodulos na tireoide dos dois lados do lobo,estou preoculpada pois dependo do sus pra me tratar gostaria de saber oque devo fazer pra agilizar meus exames e se nessesario iniciar tratamento?tenho 27 anos e caso de cancer na familia e tambem estou com uma bola do tamanho de uma laranja na nuca,fico com mais medo ainda me ajude por favor? obrigada

    • simone disse:

      Minha querida o medo só atrapalha, mantenha a serenidade com pensamentos otimistas, antes de sair para qualquer procedimento,eleve o pensamento ao criador, pedindo a ele que re envolva em muita paz e serenidade, e que conduza e intua o médico que te irá tratar, muita paz! desde já estou orando por voçe.

    • Alany Mary disse:

      Meu marido está com nódulo na tireoide, fez ultrassonografia e o resultado foi: lobo direito nódulo solidocístico c/ focos de calcificação e vasos sanguíneos exuberantes em sua porção, medindo 6,2×4,2×3,4 cm. Lobo esquerdo c/ pequenos nódulos hipoecóico. Será maligno? Por favor, me responda. Obrigada.

      • Dr. Eduardo Machado de Carvalho disse:

        Olá Alany,
        É necessário uma consulta com o endocrinologista, é possível que ele solicite uma punção (PAAF) para melhor avaliação do(s) nódulo(s).

  5. danielle disse:

    Bom dia, fiz uma ultrasson na tireoide e deu presença de nodulo hipoecoico solido na regiao do istmo que mede 0,5 cm e que o doppler apresenta tenuee vascularização periferica, é grave? é caso cirurgico?

    • sandra disse:

      Bom dia,li sua duvida e estou na mesma situcao do nodulo na tireoide… vc resolveu seu problema? Espero que sim!!!

  6. Adailton Pereia dos Anjos disse:

    Bom dia! Gostaria de obter melhores informações sobre a tireoide.
    Minha esposa, fez uma ultrassonografia de tireoide com doppler e, o resultado foi o seguinte:
    \glândula tireoide tópica, móvel à deglutição, de volume normal, contornos regulares e textura do do parênquima heterogênea devido nódulos:
    1 – Nódulo hipoecóico de limites definidos em terço médio do lobo direito, medindo 8 x 8 mm, hipovascularizados (CHAMMAS II);

    2 – Nódulo hipoecóico de limites em terço superior do lobo direito, medidndp 11 x 7 mm, hipovascularixado (CHAMAS II);

    Nódulo hipoecóico de limites definidos em terço inferior do lobo esquerdo, medindo 9 x 7 mm, hipovascularizado (CHAMMAS II).

    O lobo direito mede 49 x 24 x 26 m (L x T x Ap).
    O lobo esquerdo mede 47 x 21 x 23 mm (L x T x Ap).
    Istmo heterogêneo e com espessura normal.
    Ausência de linfonodomegalias satélites.

    Como a linguagem é técnica e, não sei o significado do resultado desse exame, gostaria que numa linguagem simples (popular) pudesse me dizer qual a situação real da minha esposa.
    Obrigado.

  7. geraldo borges disse:

    pasei por longo perildo de aprocimadamente 5 anos de grande sofremeto. pois cetia muita tristeza angustia cidreme panico e o pior de todos muito medo mais muito mesmo pois nao tia prazer en nada. mas grasas a Deus que uma medica min pediu um exame de tireoide foi cuando descobre que tinha hipertereoidismo a tireoide nao produzia os ormonios do prazer e da alegria. mas gracas Deus que com a deze diaria de medicamento vivo uma vida normal com alegrias e prazer

  8. jane ramos garcia disse:

    fiz uma ecografiade tireoide(p.s.g.) deu o seguinte resultado= tireoide topica,com morfologia e dimensoes normais.textura solida e heterogenea;identificando-se multiplos nodulos solidos,hipoecogenitos,homogeneos com contornos regulares.no lobo direito medindo 0.95/0.64cm e 0.53/0.49cm. no lobo esquerdo medindo 0.75/0.56cm e 0.56/0.45cm nos maiores eixos.

  9. tania silva disse:

    Passei por um prosesso , muito dificil em minha vida …..surgiu em minha tireiode um nodulo e minha médica avaliou mei exame sem saber realmente o que era disse a meus filhos que com certeza era um cancer … que 95 por cento era um cancer pediu que o cirurgião me operasse urgente e que retirasse tda minha tireiode …. o médico ñ queria retirar de forma alguma pq ele afirmava que ñ era maligno …. mais infelizmente minha filha assustada , pediu que ele retirasse … quero passar para os pacientes que se encontram com essa enfermidade que tenham muita calma … pq creio que ñ há de ser nada ….assim tbm como foi comigo …. no exame após cirurgico afirmou que ñ era nada maligno ….amém ….confiem em DEUS e verás que ñ há de ser nada maligno ….vai dá td certo!!!

    • LUIZ disse:

      HA DOIS ANOS ATRAS COMECEI COM UM TRANCAMENTO NA GARGANTA ACOMPANHADO DE OUTROS SINTOMAS MUITO FORTES.FUI FAZER UMA ULTRA-SOM E TINHA UM NODULO NA TIREOIDE EU E MINHA FAMILIA FICAMOS ASSUSTADOS, FIZ BIOPSIA E OUTROS EXAMES E ERA BENIGNO 6 MESES DEPOIS SURGIU OUTRO TAMBEM BENIGNO GRAÇAS A DEUS. NAO ERA OS NODULOS QUE ME FAZIAM MAL E SIM UMA SINDRIME DO PANICO. CONVIVO COM OS NODULOS ATE HOJE ENAO ME ATRAPALHAM EM NADA. QUEM DESCOBRIR QUE TEM NODULOS NA TIREOIDE SAIBA QUE 95% SAO BENIGNOS.E 25% DA POPULAÇAO MUNDIAL TEM NODULOS NA TIREOIDE.

      • MERILANDE disse:

        LUIZ OBRIGADA PELAS BELAS PALAVRAS DE OTIMISMO, POIS ME FEZ MUITO BEM, DEVIDO EU TER RECEBIDO UM DIAGNÓSTICO DE ESTAR COM NÓDULOS NA TIREOIDE, SEI QUE VAI DAR TUDO CERTO! TAMBÉM FIQUEI MENOS ANSIOSA QUANDO CITOU NO COMENTÁRIO, QUE SÃO RAROS OS CASOS DE SER MALIGUINO! OBRIGADA MESMO, E FICA COM DEUS.

Deixe um Comentário

Antes de enviar seu Comentário, faça o cálculo abaixo: * Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.

Medifoco - O Nosso Foco é a sua Saúde