NÓDULO NA TIREÓIDE ENGORDA? QUAIS SÃO OS SINTOMAS?

Por: Dr. Eduardo Machado de Carvalho | Texto Aprovado pelo Conselho Médico do MediFoco
Atualizado em 15/03/2016

PUBLICIDADE

 

A maioria dos nódulos da tireóide não causam sintomas. Muitas vezes, os nódulos da tireóide são descobertos por acaso durante um exame físico de rotina ou em exames de imagem, como tomografia computadorizada ou ultrassonografia da região do pescoço. Ocasionalmente, os próprios pacientes descobrem os nódulos na tireóide ao perceber um “caroço”ao olhar no espelho.

Nódulos na tireóide engorda?

Ocasionalmente os nódulos da tireóide podem produzir quantidades excessivas de hormônio, causando o hipertireoidismo, nestes indivíduos é comum apresentar emagrecimento entre outros sinais e sintomas. No entanto, a maioria dos nódulos na tireóide, incluindo os malignos, não produzem qualquer hormônio e a pessoa não ganha peso ou emagrece!

Sinais e sintomas do nódulo na tireóide:

- PUBLICIDADE -

Raramente, os pacientes com nódulos da tireóide podem se queixar de dor no pescoço, na mandíbula ou ouvido. Se um nódulo é grande o suficiente para comprimir a traquéia e esôfago, pode causar dificuldade de respiração, deglutição, ou provocar uma “coceira na garganta”. Mesmo menos comumente, rouquidão pode ser causado se o nódulo invade o nervo que controla as cordas vocais, mas isso geralmente é relacionada ao câncer de tireóide.

Os pontos importantes para se lembrar são os seguintes:

  • nódulos da tireóide geralmente não causam sintomas;
  • na maioria das vezes os hormônios da tireóide estão dentro da normalidade, mesmo quando o câncer está presente em um nódulo;
  • nódulo na tireóide não engorda. Se o nódulo for produtor de hormônio tireoidiano poderá causar emagrecimento.


PUBLICIDADES


Deixe um Comentário

Antes de enviar seu Comentário, faça o cálculo abaixo: * Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.

Powered by WordPress | Designed by: Best SUV | Thanks to Toyota SUV, Ford SUV and Best Truck