OBESIDADE – EXCESSO DE PESO

Por: Dra. Giuliana Cocuroci | Texto Aprovado pelo Conselho Médico do MediFoco
Atualizado em 08/01/2013

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Obesidade

 

Ganho de peso e acúmulo de gordura no corpo além do normal que pode vir acompanhada de várias complicações, como aumento da pressão (hipertensão arterial sistêmica), aumento do açúcar no sangue (diabetes), aumento de gordura no sangue (dislipidemia), eventos relacionados com o coração (cardiovasculares), alterações do osso e das juntas (osteoarticulares) e vários tipos de câncer.

Como classifico a obesidade:

– Altura;
– Tamanho da barriga (circunferência abdominal);
– Peso.

Essa classificação é feita pelo quanto de gordura você tem no corpo (índice de massa corpórea – IMC). O IMC é calculado através do peso em quilogramas dividido pela altura em metros elevada ao quadrado.

– IMC entre 18 e 24,4 é um peso saudável;
– IMC entre 25,5 e 29,9 é um peso moderado (sobrepeso);
– IMC entre 30 a 34 é obeso (obesidade tipo 1);
– IMC entre 35 e 39,9 é obeso mais grave (obesidade tipo 2);
– IMC 40 ou mais é obesidade muito grave (Obesidade tipo 3 – obesidade “mórbida”).

O tamanho da barriga (circunferência abdominal) quando está com obesidade em mulheres é maior que 88 cm e em homens maior que 102 cm.

O que pode causar e o que pode levar você a ser obeso:

– Alguém na família que também é obeso (fator genético);
Ansiedade (fator psicossocial);
– Comer muito (ingestão excessiva);
– Ficar sem praticar exercícios (sedentarismo);
– Nervosismo (estresse);
– Alteração de hormônios;
– Remédios como anticoncepcional, remédios para depressão (antidepressivo), remédio para alergia (anti-histamínico).

Sinais e Sintomas:

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Dor no joelho e nas costas;
– Pés inchados (edema de membros inferiores);
– Incapacidade de realizar exercícios físicos;
– Falta de ar (dispnéia) quando faz algum esforço;
– Aumento da pressão hipertensão arterial sistêmica);
– Coração bater muito rápido (taquicardia);
– Suor (sudorese);
– Ficar triste e desanimado (depressão) e não ficar feliz com seu corpo.

Hábitos diários que ajudam combater a obesidade:

– Comer mais frutas e verduras;
– Comer mais carnes brancas como peixe e frango, prefira os assados ou grelhados;
– Comer menos frituras, carnes vermelhas, salgados fritos, salsicha, salame;
– Comer menos doces, bolos, balas e bolachas;
– Diminua a ingestão de refrigerantes e bebidas alcoólicas;
– Pratique exercícios físicos por pelo menos 30min.

Como ajudar a pessoa obesa:

– A pessoa ter que ser vista e avaliada por um profissional de saúde (médico e nutricionista).
– Comer corretamente (dieta correta).
– Realizar exercício físico.
– Dependendo do tipo de obesidade há o tratamento medicamentoso, mas deve ser usado somente se o médico prescrever ao paciente.
– Tratamento cirúrgico (somente em casos graves).

Atenção:

Ficar sem comer não emagrece saudavelmente!

Usar medicamentos para emagrecer sem orientação médica só piora sua obesidade!

 



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