OS BENEFÍCIOS DA NATAÇÃO PARA A SAÚDE

Por: Iramar Greco | Texto Aprovado pelo Conselho Médico do MediFoco
Atualizado em 04/02/2016

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Benefícios natação saúde

 

A natação é considerada um esporte completo e uma das melhores atividades físicas para quem quer manter o corpo em forma e a saúde em dia. Neste texto iremos conhecer os diversos benefícios que a natação pode trazer para a saúde.

Nadar fortalece os músculos das pernas, costas, braços, peito, abdome e glúteo; aumenta a capacidade cardiorrespiratória e proporciona mais resistência, equilíbrio e coordenação motora. E mais, o exercício contínuo e regular melhora a circulação sanguínea e ajuda a controlar os níveis de açúcar e do colesterol.

A natação é um desafio para o corpo. Além da resistência da água, ela exige flutuação e movimentos simultâneos de braços, pernas e cabeça. Mas vale a pena porque esse exercício faz com que o corpo se alongue de forma eficiente, gerando mais flexibilidade. Como é uma modalidade de baixo impacto, nadar também ajuda a manter as articulações e ligamentos saudáveis, além de reduzir o risco de doenças ósseas, como a osteoartrite. A modalidade também proporciona a queima de calorias e pode ser uma excelente opção para quem quer manter o peso.

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E tem mais, estudos realizados por duas universidades norte-americanas, Indiana e Carolina do Sul, indicam que a prática regular da natação pode retardar, e muito, o envelhecimento do organismo. As pesquisas demonstraram que com o passar do tempo, os praticantes dessa atividade perderam menos massa muscular, mantiveram as artérias mais saudáveis, os reflexos mais rápidos e um nível de memória bem acima da média de pessoas de mesma idade; tanto as que se exercitavam quanto as sedentárias. E a explicação é bem simples: ao nadar, o pulmão libera mais oxigênio para o sangue e para o coração; o efeito é uma melhora na condição das células e um adiamento e tanto no aparecimento dos sinais da idade.

A natação é indicada para todas as faixas etárias, e nunca é tarde para começar. Mas, o resultado e os benefícios só aparecem com a regularidade; o ideal é um mínimo de 30 minutos, duas vezes por semana. Mas, para os iniciantes, são indispensáveis a orientação e o acompanhamento de um profissional de Educação Física.



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