PICADA DE INSETOS | Como acontecem e por que coçam?

Por: Dr. Eduardo Machado de Carvalho | Texto Aprovado pelo Conselho Médico do MediFoco
Atualizado em 11/10/2014

PUBLICIDADE
Piacada de insetos

 

Quem pica e quem é picado?

Dos mosquitos, as únicas que picam os mamíferos são as fêmeas, pois elas são hematófagas. Já os machos, independentemente da espécie, são vegetarianos e se alimentam da seiva de plantas.

Isso acontece porque a fêmea necessita de albumina, uma substancia encontrada no sangue, para completar o processo de amadurecimento de seus ovos. Com isso, somente as fêmeas são transmissoras de doenças como a malária e a dengue.

Já a vítima do mosquito é geralmente escolhida através do suor. Cerca de 90% dos nervos das antenas dos mosquitos são dedicados à detecção de substâncias químicas, como o ácido láctico, que se encontra presente no nosso suor.

Outra substância que alerta o radar dos insetos é o dióxido de carbono (CO2), o gás que exalamos na respiração.

Um último fator que leva o sangue ao favoritismo do mosquito é o tipo sanguíneo. Pessoas do tipo O geralmente são mais picadas do que as dos tipos A ou B.

Como acontece a picadaPicada de inseto

O mosquito pica os mamíferos em busca de sangue para se alimentar. A picada acontece quando a probóscide, a parte do inseto que parece uma agulha, perfura a pele. O curioso é que ela não é rígida e dura como uma agulha, mas maleável e flexível, podendo dobrar em ângulos de até 90 graus na busca por vasos sanguíneos.

- PUBLICIDADE -

Uma vez dentro da pele, a probóscide divide-se em várias partes. Tais divisões dependem da espécie do mosquito. O Anopheles gambiae, transmissor da malária, por exemplo, tem a sua probóscide dividida em seis partes: quatro utilizadas na perfuração da pele ajudam o mosquito a se prender na vítima; outra parte suga o sangue; e outra parte cuspe saliva, para fazer com que os vasos sanguíneos não parem de fluir sangue.

Se o mosquito não for interrompido, ele pode sugar a vítima por até 4 minutos. A sucção acontece com tanta força que os vasos sanguíneos podem entrar em colapso. Quando eles se rompem e derramam sangue nos espaços adjacentes, os insetos aproveitam e alimentam-se com maior facilidade na poça de sangue que ele criou.

Por que elas coçam?

A coceira é resultado da reação alérgica do nosso organismo à picada. Quando um pernilongo nos pica, ele libera saliva para que haja fluxo do sangue. A saliva contém, entre outras substancias, anestésicos e anticoagulantes. Assim, o nosso sistema imunológico, mais precisamente as células de defesa chamadas mastócitos, liberam uma substancia conhecida como histamina, a qual é responsável por aumentar a circulação de sangue no local da picada, causando assim vermelhidão e inchaço. Isso eleva a presença de células de defesa no local. Contudo, um efeito desagradável da histamina é a coceira.

Outro problema que pode surgir a partir da coceira é que, ao coçar, o indivíduo leva bactérias presentes nas mãos e nas unhas ao local da picada, podendo causar uma infecção. O efeito da coceira varia de acordo com cada pessoa e, se ela for muito intensa, o mais indicado é tomar um anti-histamínico para aliviar tal sensação. O grau da coceira ainda vai depender do sistema imune de cada um, englobando pessoas que nem ao menos chegam a senti-la.



PUBLICIDADES


Deixe um Comentário

Antes de enviar seu Comentário, faça o cálculo abaixo: * Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.

Powered by WordPress | Designed by: Best SUV | Thanks to Toyota SUV, Ford SUV and Best Truck