PIELONEFRITE XANTOGRANULOMATOSA

Por: Dr. Eduardo Machado de Carvalho | Texto Aprovado pelo Conselho Médico do MediFoco
Atualizado em 25/02/2015

PUBLICIDADE

Pielonefrite Xantogranulomatosa é um tipo raro de infecção renal caracterizada por inflamação contendo macrófagos carregados de lipídios. Acomete quase sempre apenas um dos rins e está associada com grande destruição do rim acometido.  Tem uma maior incidência em mulheres de meia-idade que possuem história de infecções urinárias recorrentes.

A maioria dos casos ocorre em indivíduos que possuem cálculos renais que causam obstrução da via urinária e desenvolvem infecção (proliferação de bactérias).

Sintomas e forma de apresentação:

É um pouco diferente em adultos e crianças:

Adultos: Os sintomas típicos incluem dor na lateral do abdome, febre, mal-estar, diminuição do apetite e perda de peso. Uma massa renal do lado acometido geralmente pode ser palpada no exame físico.

- PUBLICIDADE -

Crianças: Há duas apresentações diferentes em crianças. A forma mais comum afeta meninos e meninas igualmente e envolve todo o rim. A outra forma, o que é mais freqüente em meninas, é localizada e pode imitar um tumor. Os sintomas incluem dor abdominal, febre, retardo do crescimento e baixo peso. Aproximadamente metade das crianças têm uma massa abdominal palpável.

Diagnóstico:

Embora o exame de urina e a cultura da urina geralmente indicam a presença de infecção do trato urinário, o diagnóstico da Pielonefrite Xantogranulomatosa é confirmada por meio de testes de radiologia e patologia.

A tomografia computadorizada é a ferramenta de diagnóstico preferencial na análise.

Tratamento:

O tratamento é cirúrgico (mas antes é realizado tratamento com antibióticos para controlar a infecção local) e consiste em retirada total ou parcial do rim afetado, na qual todo o tecido envolvido é removido e quaisquer fístulas são fechadas. Os doentes com uma forma localizada (normalmente crianças) ou com doença nos dois rins podem ser tratada com nefrectomia parcial (retirada parcial do rim).

[bbp-single-tag id=49]

PUBLICIDADES


2 Comentários para o texto: “PIELONEFRITE XANTOGRANULOMATOSA”

  1. carolina disse:

    meu exame de urina deu leucocitos 230, celulas epitelias 41 e traços de proteina nao tenho febre mais sinto umas colicas fortes que passa rapidamente muito falta de ar , enjoos acompanhado de vomitos e dores nas costas sera que posso esta com problemas nos rins ou apenas infeccao urinaria.

    • Dr. Eduardo Machado de Carvalho disse:

      Olá Carolina,

      Apenas com estes dados não é possível afirmar a causa das suas queixas, retorne ao seu médico para melhor investigação.

Deixe um Comentário

Antes de enviar seu Comentário, faça o cálculo abaixo: *

Medifoco - O Nosso Foco é a sua Saúde