PLACA DE GORDURA NOS VASOS SANGUÍNEOS | Doença Aterosclerótica

Por: Marina Zanetti | Texto Aprovado pelo Conselho Médico do MediFoco
Atualizado em 21/11/2012

PUBLICIDADE
Gordura nos vasos sanguíneos

 

O que é e como se forma uma placa aterosclerótica?

A doença aterosclerótica ocorre devido às placas de ateroma, que é a deposição de gorduras no vaso sanguíneo, formando uma placa de gordura, que pode prejudicar a passagem de fluxo sanguíneo, obstruindo a luz do vaso que é a parte oca deste por onde circula o sangue.

Esta é uma doença progressiva e multifatorial, que provavelmente inicia-se na infância, devido alimentação incorreta, rica em gorduras, ocorrendo acúmulo de lipídeos, que causam a formação das estrias gordurosas, e através destas serão formadas as placas de ateroma. As estrias gordurosas isoladamente não causam obstrução do vaso, mas podem interferir na elasticidade do mesmo.

Tudo inicia-se com o excesso de gorduras em nosso corpo, que levará a formação das estrias gordurosas (acúmulo de lipídeos) e vai progredindo com a proliferação das células dentro do vaso, na tentativa de neutralizar esta gordura, porém ocorre o contrário, e o depósito lipídico juntamente com as células, vão lentamente formando a placa aterosclerótica.

Conseqüências:

- PUBLICIDADE -

Além do risco de obstruir o vaso, outro grande risco é das placas ateroscleróticas se romperem e causarem por exemplo infarto agudo do miocárdio quando as artérias do coração são afetadas ou causarem um AVC (acidente vascular cerebral) se afetarem vasos cerebrais. As placas menores são mais instáveis, e quanto menor seu tamanho maior o risco de rompimento.

Evolução:

A placa de ateroma pode evoluir de duas formas:

– Remodelamento positivo: é uma característica do processo aterosclerótico, que pode dar a falsa impressão da não existência da placa aterosclerótica, devido a forma com que desenvolve, sendo esta ao redor do vaso e não em seu inteiror, portanto não obstrui a luz do vaso, porém com o tempo este tipo de remodelamento pode evoluir para o remodelamento negativo.

– Remodelamento negativo: a placa de aterosclerose cresce em direção a luz do vaso, sendo este obstruído.



PUBLICIDADES


Deixe um Comentário

Antes de enviar seu Comentário, faça o cálculo abaixo: * Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.

Powered by WordPress | Designed by: Best SUV | Thanks to Toyota SUV, Ford SUV and Best Truck