PNEUMONIA EM CRIANÇAS

Por: Dr. Eduardo Machado de Carvalho | Texto Aprovado pelo Conselho Médico do MediFoco
Atualizado em 21/01/2015

PUBLICIDADE
Pneumonia criança

 

O que é pneumonia?  – A pneumonia é uma infecção dos pulmões que provoca tosse, febre e dificuldade para respirar. É uma doença grave, especialmente em crianças pequenas. Pneumonia pode ser causada por bactérias ou vírus. A causa mais provável de pneumonia irá depender da idade da criança.

A causa da pneumonia de acordo com a idade:
– Em crianças com mais de 5 anos, a principal causa é por bactérias.
– Em bebês e crianças menores de 5 anos, a mais provável causa é viral.

Quais são os sintomas da pneumonia?

Os sintomas mais comuns incluem:

– Tosse, febre, respiração mais rápida do que o normal, dificuldade ou dor ao respirar, agitação ou dificuldade para se alimentar (em bebês).

Nem todas as crianças com pneumonia têm os mesmos sintomas. Mas, se o seu filho aparenta-se doente e tem tosse e febre, ele pode estar com pneumonia.

Se você acha que seu filho possa estar com pneumonia, consulte um pediatra imediatamente. Pneumonia pode ser muito grave em crianças, especialmente se não for tratada imediatamente. Se o médico achar que possa ser pneumonia, ele vai realizar exames e ouvir a respiração do seu filho.

Como é pneumonia tratada?

O tratamento depende da idade da criança, da gravidade da pneumonia e da sua causa, se é causada por bactérias ou vírus. Algumas crianças que estão mais doentes, especialmente crianças pequenas ou bebês, podem precisar de internação hospitalar.

A pneumonia causada por bactérias é tratada com antibióticos. Os antibióticos são medicamentos que matam as bactérias. Estão disponíveis na forma de pílulas ou líquido. Os antibióticos não ajudam em casos de pneumonia causada por um vírus. Mas o médico do seu filho poderá tentar outros medicamentos.

- PUBLICIDADE -

Em quanto tempo o meu filho vai se sentir melhor?

A maioria das crianças que são tratadas com antibióticos começam a se sentir melhor 2 a 3 dias depois de começarem a tomar o medicamento. Mesmo assim, seu filho ainda pode se sentir cansado ou com tosse por algumas semanas ou até meses após o tratamento.

Como devo cuidar do meu filho em casa?

Tente manter o seu filho o mais confortável possível, sempre ofertando muito líquido. Para bebês e crianças muito jovens, ofereça pequenas quantidades de líquidos com frequência (em vez de grandes quantidades com menos frequência).

Medicamentos como o paracetamol ou ibuprofeno podem ajudar a aliviar a dor e a febre. A dose correta varia de acordo com o peso da criança. Medicamentos que acalmar a tosse não deve ser utilizado pois não costumam funcionar bem, e eles podem ter efeitos secundários graves em crianças. Além disso, não dar medicamentos que contenham aspirina para crianças menores de 18 anos, pois pode causar um problema grave chamada síndrome de Reye.

Retorne ao médico caso seu filho não apresente melhora após 2 dias de tratamento. Seu filho pode precisar de um tipo diferente de tratamento.

Como evitar que meu filho tenha pneumonia novamente?

Lavar as mãos do seu filho frequentemente com água e sabão é uma das melhores formas de prevenir a propagação da infecção.

Há várias vacinas que ajudam a proteger contra a pneumonia. Converse com o pediatra sobre quais as vacinas que seu filho deve tomar.



PUBLICIDADES


Deixe um Comentário

Antes de enviar seu Comentário, faça o cálculo abaixo: * Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.

Powered by WordPress | Designed by: Best SUV | Thanks to Toyota SUV, Ford SUV and Best Truck