Os probióticos são alimentos que tem em sua fórmula um ou mais micro-organismos vivos, como os lactobacilos, o streptococcus e as bifidobactérias. Conhecidas como bactérias do bem, elas vivem no nosso organismo, protegem a flora natural e estimulam o funcionamento saudável do intestino. Além disso, facilitam a digestão, aumentam o valor nutritivos dos alimentos e fortalecem o sistema imunológico prevenindo infecções e doenças causadas por outras bactérias. São indispensáveis para a manutenção do organismo como um todo.
Os probióticos, presentes em alguns tipos de iogurte, em leites fermentados e em produtos orientais à base de soja, tem como função principal colonizar e proteger a flora intestinal; com isso, prestam um grande auxílio na absorção de vitaminas e minerais.
Para aumentar ainda mais sua eficiência, é bom manter no cardápio do dia a dia outras substâncias especiais, as prebióticas. Elas são fibras não digeríveis, que fermentam no intestino e alimentam as bactérias do bem.
As fibras prebióticas mais comuns são a inulina, a pectina e os frutooligossácarideos, ou FOS. Esses elementos são encontrados na raiz da chicória, no almeirão, aspargos, alcachofra, cebola, alho e alho poró, nas frutas cítricas, tomate, cenoura, banana, cevada, aveio, trigo e mel.
Benefícios dos probióticos e prebióticos:
- melhoram a flora e previnem problemas intestinais como diarreia, colite, inflamação, doença de Chron e síndrome do intestino irritável;
- ajudam na digestão, diminuem a azia e a alergia alimentar;
- aumentam a absorção de diversos nutrientes, entre eles as proteínas, as vitaminas K e do complexo B, além de minerais como cálcio, ferro, zinco e magnésio;
- diminuem a absorção de gordura e ajudam a combater o colesterol ruim e o triglicérides do sangue;
- impedem a proliferação de bactérias e fungos que causam doenças;
- minimizam o efeito de vários tipos de toxinas;
- melhoram a imunidade.
Os alimentos que contem probióticos devem ser mantidos sob refrigeração permanente porque os micro-organismos estão vivos e tem ‘vida curta’; seus benefícios só aparecem se o consumo for diário.
PUBLICIDADES |