QUAL A MELHOR DIETA PARA A MANUTENÇÃO DO PESO PERDIDO?

Por: Dr. Eduardo Machado de Carvalho | Texto Aprovado pelo Conselho Médico do MediFoco
Atualizado em 18/02/2017

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É importante para o indivíduo com excesso de peso entender que alcançar e manter a perda de peso é dificultada pela redução do gasto energético que é induzida pelo emagrecimento, ou seja, conforme perdemos peso o nosso metabolismo também se reduz. Com a redução do metabolismo, teremos que ingerir menos calorias para não retornar ao peso inicial.

A manutenção da perda de peso também é dificultada devido às mudanças nos sinais hormonais que regulam o apetite. Os peptídeos gastrointestinais, como a grelina, que estimula o apetite e o polipeptídeo inibitório gástrico, que podem promover o armazenamento de energia, aumentam após a perda de peso induzida pela dieta. Outros mediadores circulantes que inibem a ingestão alimentar (ex: leptina, peptídeo YY, colecistocinina, polipeptídeo pancreático) diminuem. Estas adaptações hormonais favorecendo o ganho de peso persistem por pelo menos um ano após perda de peso induzida pela dieta, sendo assim, conseguir manter o peso perdido no período de um ano, pode ser um ótimo sinalizador que a sua mudança no estilo de vida está tendo êxito.

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Qual a melhor dieta para a manutenção do peso perdido? –  Embora muitas pessoas tenham sucesso em perder peso com dieta, muitas ganham ou recuperam todo o peso perdido em pouco tempo. Como já dito, manter a perda de peso é dificultada pela redução do gasto energético que é induzida pela perda de peso, desta forma, mudanças no estilo de vida serão fundamentais para a não recuperação do peso perdido. Exercício e intervenções comportamentais podem ajudar os indivíduos a manterem a perda de peso.

Em um grande estudo multicêntrico, as dietas que tinham uma quantidade maior de proteínas e baixo índice glicêmico foram as que obtiveram melhores resultados, porém ainda há pouco consenso sobre a combinação ideal dos macronutrientes (gordura, proteína e carboidrato) para manter a perda de peso.

Ainda é desconhecido se a composição dos macronutrientes de uma dieta, independente da ingestão total de calorias, tem qualquer efeito sobre a manutenção do peso a longo prazo. O que sabemos, de fato, é que a aderência a longo prazo a uma dieta de manutenção de peso é provavelmente o determinante mais importante do sucesso. A dieta de manutenção de peso ideal dependerá das preferências e dos fatores individuais.



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