REEDUCAÇÃO POSTURAL GLOBAL – RPG | O que é? – Benefícios

Por: Iramar Greco | Texto Aprovado pelo Conselho Médico do MediFoco
Atualizado em 26/02/2016

PUBLICIDADE
REEDUCAÇÃO POSTURAL GLOBAL - RPG

 

Nos dias de hoje, manter uma postura corporal correta não é uma tarefa fácil. São horas sentados em frente ao computador, tempo demais ao volante em engarrafamentos intermináveis, movimentos repetidos à exaustão, bolsas e mochilas pesadas, exercícios físicos incorretos, jeito errado de acomodar-se na poltrona, no sofá ou na cama, e por aí vai. As atividades corriqueiras do dia a dia passaram a ser a grande inimiga da boa postura, maltratando, e muito, a coluna.

Se o problema não é corrigido a tempo pode haver desgaste e degeneração dos discos (tecido localizado entre as vértebras), tensões musculares e inflamação em articulações, ligamentos, tendões e nervos. A consequência: dor!

Para solucionar esse mal existe a Reeducação Postural Global, ou RPG.

O que é o RPG?

A Reeducação Postural Global é uma técnica fisioterápica criada pelo francês Philippe Souchard há mais de 30 anos. O método é baseado em exercícios posturais específicos – em pé, sentado ou deitado – que trabalham determinadas cadeias musculares. O objetivo da técnica, que é exclusivamente manual, é promover o ajustamento na postura alongando os músculos rígidos e fortalecendo os que estiverem fracos para que eles voltem às posições corretas.

- PUBLICIDADE -

O diferencial da RPG é cuidar do corpo como um todo, e não apenas a causa da dor. Por isso, o tratamento é personalizado; ou seja, cada paciente tem uma programação de exercícios própria, de acordo com suas necessidades. As sessões duram em média uma hora e são realizadas de uma a duas vezes por semana. A duração do tratamento varia de pessoa para pessoa e é determinada pelo fisioterapeuta, que deve ter especialização em RPG. Os resultados começam a aparecer por volta da décima sessão. Para que haja sucesso absoluto no tratamento, o paciente precisa aplicar o que aprendeu em sua rotina diária.

A RPG não tem nenhuma contraindicação e pode ser recomendada para todas as idades, de crianças a idosos, uma vez que os exercícios e a intensidade são adaptáveis a cada tipo de pessoa ou problema.

Benefícios da RPG:

O tratamento com RPG corrige a postura, melhora a flexibilidade dos músculos e articulações, o equilíbrio e a coordenação motora. Previne e trata dores, evita formigamento de braços, mãos e pés e aumenta a capacidade respiratória. Entre outros problemas, a terapia é indicada para corrigir escoliose, lordose, dores na coluna cervical e dorsal, hérnia de disco, doenças ocupacionais, artrite, artrose, tendinite, distúrbios digestivos e labirintite.

A Reeducação Postural Global realinha os ossos e músculos, com isso há um aumento de dois a três centímetros na altura. Além disso, com uma postura correta, até a inconveniente barriguinha diminui.



PUBLICIDADES


Deixe um Comentário

Antes de enviar seu Comentário, faça o cálculo abaixo: * Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.

Powered by WordPress | Designed by: Best SUV | Thanks to Toyota SUV, Ford SUV and Best Truck