REFLEXOS ARCAICOS DO RECÉM-NASCIDO

Por: Marina Zanetti | Texto Aprovado pelo Conselho Médico do MediFoco
Atualizado em 12/04/2014

PUBLICIDADE
Reflexos Arcaicos

 

São todos aqueles reflexos que o recém-nascido apresenta logo ao nascimento, e com o passar do tempo vão diminuindo de intensidade até desaparecerem por completo. Todos são testados pelos pediatras e se caracterizam como atividades involuntárias, quando algum deles não está presente, pode haver um significado patológico.

Os principais são:

Apreensão Plantar

1. Reflexo de preensão palmar e plantar (dos dedos das mãos e dos pés):

É notado quando a criança apreende qualquer objeto colocado na superfície de seus dedos, ou seja no centro de sua mão ou pé.Desaparece ao redor dos 7 aos 9 meses.

2. Reflexo de sucção:

É um dos mais importantes, já que é este que garante que o recém-nascido vai reconhecer o peito como fonte de alimento.Testa-se colocando o dedo na boca da criança, que vai sugá-lo. Desaparece por volta dos 3 meses.

3. Reflexo de busca ou voracidade:

Quando estimula-se o canto da boca do recém-nascido, ele desloca a face em direção ao estímulo. Desaparece aos 3 meses.

- PUBLICIDADE -

4. Reflexo de apoio plantar:Reflexos Recém-Nascido

Ao suspender o recém-nascido pelas axilas e segura-lo, fazendo com que as pontas dos pés dela toque a maca, ela irá apoiar seus pés, também desenvolverá a marcha reflexa. Desaparece aos 3 meses.

5. Marcha reflexa:

Ao suspender o recém nascido pelas axilas e segura-lo, fazendo com que os seus pés toquem a maca, assim como no reflexo de apoio plantar, porém ao mesmo tempo o impulsiona para frente, a criança apresenta uma marcha reflexa. Desaparece aos 3 meses.

6. Reflexo de moro:

Este é um reflexo também conhecido como reflexo do susto ou do abraço, e é desencadeado por uma série se estímulos, como por exemplo: o sonoro, ou mesmo o contato. Este reflexo apresenta-se com duas fases: Primeiro a criança abre os braços e mãos e depois a criança volta ao normal, fechando os braços como se estivesse se abraçando. Desaparece ao redor de 3 meses.

7. Reflexo cutâneo plantar:

Quando estimula-se a borda do pé, o recém-nascido faz extensão do hálux (dedão do pé) e abertura dos outros dedos formando um leque.



PUBLICIDADES


Deixe um Comentário

Antes de enviar seu Comentário, faça o cálculo abaixo: * Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.

Powered by WordPress | Designed by: Best SUV | Thanks to Toyota SUV, Ford SUV and Best Truck