RESFRIADO | Sintomas e Tratamento

Por: Dr. Eduardo Machado de Carvalho | Texto Aprovado pelo Conselho Médico do MediFoco
Atualizado em 24/03/2012

PUBLICIDADE
Foto Resfriado

 

A IVAS (infecção das visas aéreas superiores) é todo processo infeccioso envolvendo nariz, seios paranasais e faringe, causado principalmente por vírus, sendo principalmente o vírus sincicial respiratório, mas além dele temos o rinovírus, o coronavírus, o parainfluenza, o influenza e o adenovírus que também são de contagio associados ao resfriado comum.  O pico é geralmente entre o outono-inverno e a transmissão é por gotículas de aerossóis. Geralmente crianças abaixo de dois anos chegam a ter de 6 a 8 episódios de infecção de vias aéreas por ano, sendo que alguns trabalhos colocam 13 epsódios.

RESFRIADO:

O resfriado é muito comum em crianças em idade escolar e é caracterizada principalmente pela tosse, coriza, espirros e congestão nasal que persistem na maioria das crianças, pelo menos, 7 dias após o início da doença.

SINAIS E SINTOMAS DO RESFRIADO:

O quadro clínico normalmente é de início súbito, apresentando coriza aquosa, obstrução nasal, dor de cabeça, espirros, tosse, febre e sensação de garganta arranhando. A duração é geralmente de uma semana, mas 20% pode ter um quadro gripal por duas semanas.

CAUSAS:

- PUBLICIDADE -

O vírus responsável pelo resfriado em mais de 50% dos casos é o rinovírus, existindo mais de 100 sorotipos diferentes. O doente produz imunidade após a infecção, por tanto, como há grande variedades de sorotipos o paciente ainda poderá ter muitos resfriados causados pelo rinovírus.

Outros causadores são: coronavírus, vírus sincicial respiratório entre outros.

TRANSMISSÃO:

É transmitida através de aerossol e partículas maiores, que são levadas ao ambiente através da tosse ou coriza de pessoas afetadas, principalmente pelo contato com mãos e objetos que contenham esta secreção infectada.

COMPLICAÇÕES DO RESFRIADO:

– Otite média é a complicação mais comum, em cerca de 30% dos casos de IVAS. Devido ao processo inflamatório, bactérias se aproveitam e através da tuba auditiva chegam até o ouvido médio causando a infecção.

– Sinusite, cerca de 5%

– Pneumonia

– Hiperreatividade nasal ou pulmonar (bronquiolite) desencadeado pelo resfriado comum

TRATAMENTO DO RESFRIADO:

Tratamento do resfriado comum se faz através de ingestão de muito líquido, paracetamol que é o antitérmico (controle da febre) e o soro fisiológico no nariz.

O médico deve explicar ao paciente que se trata um processo benigno que pode durar até duas semanas, isso se não tiver complicações.

 

 



PUBLICIDADES


Deixe um Comentário

Antes de enviar seu Comentário, faça o cálculo abaixo: * Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.

Powered by WordPress | Designed by: Best SUV | Thanks to Toyota SUV, Ford SUV and Best Truck