RUBÉOLA | Doença Exantemática

Por: Clara Isabela Pereira | Texto Aprovado pelo Conselho Médico do MediFoco
Atualizado em 24/09/2012

PUBLICIDADE
Rubéola

 

A Rubéola é uma doença exantemática benigna e autolimitada quando adquirida no período pós-natal. Quando adquirida durante a gestação, principalmente durante as 8 semanas iniciais, pode causas malformações cardíacas, neurológicas, oculares e cocleares no feto, que pode desenvolver retardo mental, paralisia cerebral, surdez e deficiência visual. Devido a estes efeitos drásticos ao recém-nascido, o Ministério da Saúde enfatizou a vacinação para crianças e mulheres.

Sinais e Sintomas:

A criança com rubéola inicia com quadro com febre baixa, mal-estar, anorexia, mialgias, dor de garganta e hiperemia conjuntival. Apresenta aumento de linfonodos, rash maculopapular puntiforme, róseo, que dissemina-se da cabeça e pescoço para o tronco, dorso e extremidades. Junto com o exantema, podem aparecer lesões rosadas e petéquias em palato mole e amígdalas.

Complicações:

– Trombocitopenia pós-infecciosa;
– Artrite;
– Encefalite pós-infecciosa;
– Panencefalite pós-infecciosa;
– Panencefalite progressiva da rubéola.

- PUBLICIDADE -

Diagnóstico:

O diagnóstico clínico é difícil e laboratorialmente é confirmado por sorologias. O hemograma pode revelar neutropenia, leucopenia e trombocitopenia. A presença de IgM para rubéola indica infecção recente.

Tratamento:

Não existe tratamento específico para a rubéola. Devem ser utilizados antitérmicos, analgésicos, corticoides e imunoglobulina para o tratamento da trombocitopenia.

Prevenção:

A vacina é feita com o vírus vivo atenuado, deve ser administrada por via subcutânea, pode ser monovalente (eficaz contra a rubéola), dupla viral (eficaz contra o sarampo e a rubéola) ou tríplice viral (eficaz contra caxumba, sarampo e rubéola). Recomenda-se a vacinação de toda criança após 12 meses de idade, com dose de reforço entre 4 e 5 anos e em todas as mulheres em idade fértil e não imunes no puerpério.



PUBLICIDADES


Deixe um Comentário

Antes de enviar seu Comentário, faça o cálculo abaixo: * Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.

Powered by WordPress | Designed by: Best SUV | Thanks to Toyota SUV, Ford SUV and Best Truck