SARNA – ESCABIOSE | Sintomas, Tratamento e Informações

Por: Dr. Eduardo Machado de Carvalho | Texto Aprovado pelo Conselho Médico do MediFoco
Atualizado em 24/03/2015

PUBLICIDADE
Escabiose

 

A escabiose é uma doença de pele altamente contagiosa causada pelo ácaro cujo nome é Sarcoptes scabiei, sendo transmitida pelo contato íntimo entre pessoas ou mesmo através das roupas. As fêmeas é que causam a infestação nos seres humanos, sendo bem maiores do que os machos, ambos podem ser vistos através de uma lupa ou microscópio.

Na verdade, o contato sexual é a forma mais comum de transmissão entre os jovens sexualmente ativos, no entanto tem sido considerado por muitos como uma DST (doença sexualmente transmissível).

 

A infestação é mais comum na população de rua, mas ocorre episodicamente em todos os grupos sócio-econômicos. Eles são minúsculos, apenas 0,3 milímetros de comprimento e penetram na pele produzindo intenso prurido que tende ser pior à noite. Esse ácaro se alimenta da  proteína que constitui a camada mais superficial da pele (queratina).

O local mais acometido é entre os dedos das mãos, sendo a mão o veículo da disseminação para outros locais do corpo. Uma característica da escabiose é o prurido (coceira). Muitas vezes, é grave e geralmente é pior à noite.

TRANSMISSÃO:

Transmissão de sarna é geralmente de pessoa para pessoa pelo contato direto. Transmissão de pais para filhos, e, especialmente, de mãe para filho, é rotina. Escolas não costumam fornecer o nível de contato necessário para a transmissão. Em adultos jovens, o modo de transmissão é geralmente através do contato sexual.

Em condições típicas, os ácaros podem sobreviver fora de um hospedeiro durante 24 a 36 horas, sobrevivem mais tempo em ambientes frios e úmidos.

- PUBLICIDADE -

Os sintomas de escabiose normalmente começam 3-6 semanas após a transmissão.

Sarna do Cão e do Gato:

Os animais também podem contrair sarna, mas as subespécies que infectam os gatos e os cães são diferentes daqueles que infectam seres humanos. Além disso estes ácaros não costumam reproduzir em humanos e raramente vivem mais do que alguns dias, portanto é possível contrair a sarna desses animais mas normalmente as lesões não são extensas e duradouras.

TRATAMENTO

O tratamento é simples e de fácil cura com a administração de medicamentos escabicida.

Ivermectina oral:

É um anti-helmíntico com uma meia-vida de 36 horas, é uma ótima opção para tratar com sucesso a sarna. É o medicamento de escolha para ser usado em grandes surtos da doença.

Permetrina:
Aplicar um anti-ácaro como a Permetrina. Estes cremes são aplicados do pescoço para baixo durante a noite, o produto deve ser removido durante o banho depois de 8 a 14 horas da aplicação. Esta aplicação é geralmente repetida em 7 dias. A permetrina é aprovado para utilização em pessoas 2 meses de idade e mais idosos.

O tratamento também está indicado para as pessoas que possuem contato mais próximo com o doente, com base na teoria de que isso pode reduzir o risco de propagação da sarna e da recorrência de sarna no paciente tratado. Roupas e lençóis usados nos últimos dias devem ser lavados em água quente e seco em um secador quente ou ensacado por vários dias.

Os indivíduos afetados pela sarna podem voltar a trabalhar, cuidar das crianças ou ir para a escola um dia após o tratamento.

FOTOS DA SARNA – ESCABIOSE

Separamos algumas fotos das lesões – FOTOS DE SARNA – ESCABIOSE 



PUBLICIDADES


6 Comentários para o texto: “SARNA – ESCABIOSE | Sintomas, Tratamento e Informações”

  1. marcia disse:

    Nao aguento maisde coceira fui diagnosticada com escabiose tomei a medicacao invectina asdando pomada porem nao melhoro todos de casa pegaram o que sair dessa por favor mr ajude obrigada

  2. aline disse:

    Dr. Eduardo meu filho teve diagnostico de escabiose mas depois do tratamento voltou, mas não passei a permetrina 7 dias depois. o que eu faço? faço o mesmo tratamento novamente? Obrigado e parabéns pela matéria muito esclarecedora.

  3. Laura liz disse:

    Gostaria de saber se a escabiose dura mais de 1 ano, ja fiz toda medida que os medicos me passou, sou uma pessoa de abito saudavel e higienica.Tomei todos medicamentos, e até hoje não melhorou, será que escabiose? ou ela fica crônica.
    me da um esclarecimento

  4. Ana disse:

    como é a forma de infestação generalizada desta doença ?

  5. Ludimila disse:

    Parabéns pelas publicações conseguiu ilustrar muito bem doenças comuns do nosso cotidiano de maneira simples, direta e facilmente compreendida por todos !!! Esse site será muito útil para todos …

Deixe um Comentário

Antes de enviar seu Comentário, faça o cálculo abaixo: * Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.

Powered by WordPress | Designed by: Best SUV | Thanks to Toyota SUV, Ford SUV and Best Truck