SÍNDROME DAS PERNAS INQUIETAS

Por: Clara Isabela Pereira | Texto Aprovado pelo Conselho Médico do MediFoco
Atualizado em 25/07/2013

PUBLICIDADE
Síndrome das Pernas Inquietas

 

A síndrome das pernas inquietas é uma desordem neurológica caracterizada por um desejo incontrolável de movimentar os membros inferiores, presente ou com piora ao descanso ou à noite. A doença ocorre mais frequentemente em mulheres do que homens.

CAUSAS E FATORES DE RISCO:

Na síndrome das pernas inquietas primária não se encontra uma causa provável ou claramente relacionada ao quadro clínico. Ocorre em pessoas jovens e acompanha o paciente por toda a sua vida, podendo haver períodos de melhora espontânea, mas a tendência é agravar-se progressivamente.

Na síndrome das pernas inquietas secundária encontra-se uma doença ou medicamento associado ao quadro clínico. A eliminação da causa provável é fundamental para o tratamento do paciente.

A etiologia (causa) é desconhecida na maioria dos pacientes. A história familiar está presente em 30% dos casos. Pode estar relacionada com deficiência de ferro, diabetes, uremia, neuropatia periférica.

SINAIS E SINTOMAS:Síndrome das Pernas Inquietas

- PUBLICIDADE -

O paciente com a síndrome das pernas inquietas apresenta movimentação incontrolável das pernas, em geral ao deitar-se para dormir, com melhora temporária pelo movimento; parestesias, insônia e exame neurológico normal. Alguns pacientes também relatam sentimento de inseto rastejando pelo seu corpo, cólicas, dores e inflamação.

EXAMES COMPLEMENTARES:

Os exames que podem ser solicitados para auxílio no diagnóstico e exclusão de outras causas são: dosagem de glicemia, ureia e creatinina e ferro sérico.

COMPROVAÇÃO DIAGNÓSTICA:

O diagnóstico é comprovado pelos dados clínicos do paciente.

COMPLICAÇÕES:

A principal complicação dessa síndrome é a cãibra noturna.

TRATAMENTO:

Deve-se procurar a causa subjacente para o tratamento. Podem ser utilizados alguns medicamentos como: Clonazepam, Levodopa associado ao Carbidopa, Bromocriptina ou Gabapentina em alguns pacientes.

EVOLUÇÃO E PROGNÓSTICO:

São favoráveis com controle dos sintomas com tratamento adequado.



PUBLICIDADES


Deixe um Comentário

Antes de enviar seu Comentário, faça o cálculo abaixo: * Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.

Powered by WordPress | Designed by: Best SUV | Thanks to Toyota SUV, Ford SUV and Best Truck