SINTOMAS DE GRAVIDEZ | Os Primeiros Sintomas da Gravidez

Por: Lara Amorim Davila Prottes | Texto Aprovado pelo Conselho Médico do MediFoco
Atualizado em 27/09/2012

PUBLICIDADE

Atualmente o diagnóstico precoce da gestação é muito frequente pela facilidade de qualidade dos testes disponíveis, como dosagem do hormônio Beta-HCG e exames de imagem.  O diagnóstico possui muitas vantagens como inicio imediato do pré-natal e mudanças dos hábitos de vida maternos que beneficiam a mãe e principalmente o feto. Dentre essas modificações é importante ressaltar o controle do nível de glicemia, abandono do tabagismo, bebidas alcoólicas.

Os Sintomas Referidos no Início da Gravidez são:

Náuseas, vômitos, sialorréia (salivação excessiva), aumento da sensibilidade para dores mamarias, polaciúria (ato de urinar várias vezes ao dia, pouco volume), nicturia (urinar pela noite), distensão abdominal, constipação intestinal, tonteiras, sonolência, fadiga, desejos alimentares, perversão do apetite, labilidade emocional (mudança repentina do humor),  dor hipogástrica (na região do estômago) do tipo cólica.

A náusea é a principal queixa da paciente e geralmente constitui o principal sintoma. Em geral aparece entre a sexta e décima segunda semana de gestação. Ocorrendo tipicamente pelo período da manhã, mas tendem a melhorar a medida que as horas avançam, podendo todavia ocorrer em qualquer período do dia. Esse sintoma pode ou não ser acompanhado por vômitos. As náuseas podem ser potencializadas por diversas situações: gravidez gemelar, hipertireoidismo, insegurança materna por gravidez não planejada, entre outras.

- PUBLICIDADE -

Mama:

A gestante frequentemente refere aumento do volume das mamas, acompanhada de aumento da sensibilidade a dor ao mais leve contato.

Urina:

A polaciúria e nictúria são queixas comuns, isso pode estar associado ao aumento da produção de urina total e ocorre geralmente em torno da sexta semana de gestação.

Intestino:

Constipação intestinal (intestino preso) e distensão abdominal são geradas pela redução da motilidade intestinal, esses sintomas podem ainda ser agravados com a utilização de vitaminas e suplementos alimentares que contenham Ferro.

Sinais:

A gravidez deve ser suspeitada quando uma mulher em idade reprodutiva observa ausência ou atraso menstrual superior a 14 dias, especialmente naquelas com vida sexual ativa que não estejam em uso de método contraceptivos. O atraso menstrual é um sinal de difícil avaliação, pois muitas mulheres possuem ciclos menstruais irregulares. Além disso, o atraso menstrual pode não acontecer, pois pode ocorrer um sangramento que coincide com menstruação, porém, esse sangramento é de menor intensidade.

Diagnóstico laboratorial:

A detecção do hormônio beta-HCG no sangue ou na urina da mãe é a base do diagnóstico laboratorial. A produção desse hormônio dobra a cada 48 horas após inicio da gestação, fato que faz dele um marcador da atividade do embrião dentro do útero.

PUBLICIDADES


One Response para o texto: “SINTOMAS DE GRAVIDEZ | Os Primeiros Sintomas da Gravidez”

  1. Hassane Mocambiqe disse:

    boa tarde me ajuda tou com duas semana e quando estava a me lavar meti o dedinho saiu o pouco .o aque sera? desta vez tou com 6 anos tentado

Deixe um Comentário

Antes de enviar seu Comentário, faça o cálculo abaixo: * Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.

Medifoco - O Nosso Foco é a sua Saúde