SINTOMAS DURANTE A GRAVIDEZ

Por: Marina Zanetti | Texto Aprovado pelo Conselho Médico do MediFoco
Atualizado em 18/02/2013

PUBLICIDADE
Sintomas durante a gravidez

 

Ao engravidar, as mulheres e seus organismos passam por uma série de mudanças que podem incomodar um pouco. A maioria das queixas das mulheres que procuram auxílio médico para esclarecer suas dúvidas tem como causa as modificações do organismo materno, que merecem mais esclarecimento do que tratamento.

As principais queixas são:

    Náuseas e vômitos: tais sintomas geralmente estão presentes no Primeiro Trimestre de Gestação e são mais comuns pela manhã. Raramente evoluem para a forma grave, denominada Hiperêmese Gravídica, na qual a gestante tem vômitos repetitivos cursando com desidratação e desnutrição, sendo necessário acompanhamento médico e tratamento.

      Pirose (Azia): é um distúrbio bastante comum nas gestantes e geralmente é tratado com antiácidos. O ideal é que as refeições sejam fracionadas e pouco volumosas e que as pacientes não se deitem após as refeições.

        Constipação Intestinal (Intestino Preso): outro distúrbio bastante comum é a constipação intestinal, que ocorre devido a ação de um hormônio que se eleva durante a gestação, a progesterona. O tratamento deve ser realizado através da ingestão de fibras e água.

        - PUBLICIDADE -
          Edema (Inchaço): comum estar presente durante a gestação nos membros inferiores e é notável sua melhora durante o repouso, não sendo Edema durante a gravideznecessário tratamento medicamentoso.

            Varicosidades: comum também é haver presença de varizes nas gestantes, sendo contra-indicado o tratamento cirúrgico durante a gestação e indicado o uso de meias elásticas e de repouso, evitando-se ficar na posição de pé por muito tempo.
            –  Sintomas Urinários: urgência para urinar e aumento na freqüência são queixas comuns ao final da gestação devido à compressão da bexiga pelo útero aumentado.

              Dor lombar: a dor nas costas é outra queixa bastante freqüente principalmente no final da gestação e ocorre na maioria das vezes devido a alterações posturais.

                Corrimentos: é comum haver o aumento das secreções vaginais, desde que não tenham odor, apesar de que só um médico poderá informar a gestante se o corrimento é fisiológico (normal) ou é devido a alguma doença vaginal.

                  Cefaléia (Dor de Cabeça): é comum durante a gestação também devido a ação hormonal, e é resolvida na maior parte dos casos apenas com analgésicos normais (Paracetamol).



PUBLICIDADES


Deixe um Comentário

Antes de enviar seu Comentário, faça o cálculo abaixo: * Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.

Powered by WordPress | Designed by: Best SUV | Thanks to Toyota SUV, Ford SUV and Best Truck