SUBSTITUIÇÃO DAS GORDURAS SATURADAS POR INSATURADAS | Doença Cardiovascular

Por: Dr. Alberto Dias Filho | Texto Aprovado pelo Conselho Médico do MediFoco
Atualizado em 28/07/2017

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Gorduras saturadas por insaturadas

Neste texto iremos mostrar que a substituição da ingestão de gorduras saturadas por insaturadas, especialmente gorduras poliinsaturadas, diminui a incidência de doença cardiovascular. A doença cardiovascular é a principal causa mundial de morte, representando 17,3 milhões de mortes por ano. O tratamento preventivo que reduz a doença cardiovascular até mesmo em uma pequena porcentagem pode reduzir substancialmente, a nível nacional e global, o número de pessoas que desenvolvem doença cardiovascular e os custos de atendê-las.

Este conselho presidencial da American Heart Association sobre gorduras alimentares e doença cardiovascular analisa e discute a evidência científica, incluindo os estudos mais recentes, sobre os efeitos da ingestão dietética de gordura saturada e sua substituição por outros tipos de gorduras e carboidratos na doença cardiovascular.

A American Heart Association reafirmou sua recomendação de que as pessoas substituam as gorduras saturadas por gorduras insaturadas. Após revisar estudos recentes, o grupo concluiu o seguinte:

  1. A diminuição da ingestão de gordura total não é recomendada – dietas com baixo teor de gordura não previnem doenças cardíacas coronárias.
  2. Reduzir a ingestão de gordura saturada, enquanto aumenta a ingestão de gordura poliinsaturada, está associada a uma redução nos eventos de doenças cardiovasculares (DCV) semelhantes ao que é alcançado pelas estatinas.
  3. Substituir gorduras saturadas por gorduras poliinsaturadas ou monoinsaturadas reduz os níveis de LDL e triglicerídeos.
  4. Gorduras poli-insaturadas (por exemplo, óleo de milho) parecem ser mais eficazes do que gorduras monoinsaturadas (por exemplo, azeite de oliva) na redução de eventos CVD.
  5. O óleo de coco, que é principalmente gordura saturada, aumenta a LDL como outras gorduras saturadas.
  6. A mudança de gorduras saturadas para insaturadas deve ocorrer ao lado da aderência a um padrão de alimentação saudável, como a dieta mediterrânea ou DASH (Abordagens Dietéticas para Parar a Hipertensão).

A American Heart Association defende a posição contra gordura saturada. Substitua-o por óleo vegetal insaturado para a saúde cardíaca, diz o aconselhamento.

A American Heart Association duplicou suas recomendações dietéticas em um apelo consultivo para substituição de gorduras saturadas por óleo vegetal poli e monoinsaturado e para ajudar a prevenir doenças cardíacas.

“Levando em consideração a totalidade da evidência científica, satisfazendo critérios rigorosos para a causalidade, concluímos fortemente que a redução da ingestão de gorduras saturadas e a substituição por gorduras insaturadas, especialmente gorduras poliinsaturadas, diminuirá a incidência de doença cardiovascular”, afirmou o conselho.

O presidente da American Heart Association reconheceu que as meta-análises discordaram sobre se a gordura saturada da dieta realmente prejudica o coração. Tem sido ainda mais debatido nas mídias sociais e na imprensa popular.

“Queremos colocar de maneira clara porque a pesquisa científica bem conduzida apoia esmagadoramente a limitação de gorduras saturadas na dieta para prevenir doenças do coração e dos vasos sanguíneos”, disse o autor Frank Sacks, MD, da Harvard School of Public Health em Boston , disse em um comunicado de imprensa da AHA.

Enfatizou que as recomendações de ingestão de gordura são apenas parte de um padrão alimentar saudável geral, como o DASH (Abordagens Dietéticas para Parar a Hipertensão) ou a dieta mediterrânea.

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Não foi recomendada a redução da gordura alimentar total ou um objetivo para a ingestão total de gordura.

A evidência citada centrou-se em quatro ensaios que compararam a alta ingestão de gordura saturada contra a alta ingestão de gorduras poliinsaturadas com pelo menos 2 anos de intervenção sustentada, medidas de adesão objetivas e monitoramento de eventos cardiovasculares validados.

Juntos, esses testes mostraram um risco relativo de 0,71 para doença cardíaca coronária (IC 95%: 0,62-0,81).

A substituição de gorduras saturadas por carboidratos refinados e açúcares não tem benefício, sugeriram outros estudos.

Uma gordura em grande parte saturada que muitos vêem como saudável – o óleo de coco – aumentou o colesterol LDL mais do que o óleo de soja ou azeite em estudos cuidadosamente controlados, da mesma forma que outras gorduras saturadas, como a manteiga e a gordura da carne bovina.

Dada a falta de “demonstrar efeitos favoráveis, desaconselhamos o uso do óleo de coco”, observou o painel de aconselhamento.

Resumo:

Em resumo, ensaios controlados randomizados que reduziram a ingestão de gorduras saturadas dietéticas e substituíram por óleo vegetal poliinsaturado reduziram a doença cardiovascular em aproximadamente 30%, semelhante à redução obtida pelo tratamento com estatina.

Estudos prospectivos de observação em muitas populações mostraram que uma ingestão mais baixa de gordura saturada, juntamente com maior ingestão de gordura poliinsaturada e monoinsaturada, está associada a menores taxas de DCV e a outras causas importantes de morte e mortalidade por todas as causas.

Em contraste, a substituição de gorduras saturadas com carboidratos e açúcares principalmente refinados não está associada a menores taxas de DCV e não reduziu a DCV em ensaios clínicos.

A substituição de gorduras saturadas por gorduras não saturadas reduz o colesterol de lipoproteínas de baixa densidade, uma causa de aterosclerose, ligando evidências biológicas com incidência de DCV em populações e em ensaios clínicos.

Levando em consideração a totalidade da evidência científica, satisfazendo critérios rigorosos para a causalidade, concluímos fortemente que reduzir a ingestão de gordura saturada e substituí-la por gorduras não saturadas, especialmente gorduras poliinsaturadas, reduzirão a incidência de DCV.

Esta mudança recomendada de gorduras saturadas para insaturadas deve ocorrer simultaneamente em um padrão alimentar saudável geral, como DASH (Abordagens Dietéticas para Parar a Hipertensão) ou a dieta mediterrânea, como enfatizou as diretrizes de estilo de vida 2013 American Heart Association / American College of Cardiology e 2015 para Diretrizes dietéticas 2020 para americanos.

As gorduras poliinsaturadas são as melhores gorduras para comer. São encontradas principalmente em óleos vegetais, como óleo de soja, óleo de amendoim, óleo de milho. Gorduras monoinsaturadas, encontradas no óleo de girassol, azeite, nozes e abacate, também são boas – muito melhores do que gorduras saturadas, mas não tão saudáveis ​​quanto as gorduras poliinsaturadas.

Nos últimos anos, aumentou o conhecimento sobre os benefícios das gorduras poliinsaturadas. Elas estão associadas a uma redução na mortalidade total e nenhum aumento compensatório na morte por outras causas, além de serem associados a uma redução na resistência à insulina . O mesmo é visto com gorduras monoinsaturadas, mas o efeito é menor.

 

Referência:

Circulation June 13, 2017, Volume 135, Issue 24.

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