TATUAGEM | Como remover

Por: Tiago Zenero | Texto Aprovado pelo Conselho Médico do MediFoco
Atualizado em 05/10/2015

PUBLICIDADE
Remover tatuagem

 

A tatuagem é um desenho permanente feito no corpo, por meio da inserção de pigmentos de tinta na camada dérmica da pele, formando pequenas rupturas na camada superficial. Portanto, a máquina de tatuagem elétrica, o aparelho mais comum hoje em dia utilizado pelos tatuadores, funciona com agulhas que perfuram a pele rapidamente, com movimentos similares aos de uma máquina de costura.

As origens da tatuagem

Apesar de muito popular nos dias atuais, o registro mais antigo de uma tatuagem data do ano de 3300 a.C., em um cadáver congelado, apelidado pelos cientistas de Ötzi. O corpo apresentava vários desenhos na região das costas, tornozelos, punhos, joelhos e pés. Os cientistas supõem que as linhas tenham sido feitas a partir da fricção de carvão em cortes verticais na pele. Depois de anos de pesquisa e estudo sobre o povo de Ötzi, cientistas chegaram a conclusão de que as tatuagens eram realizadas, naquela época, como uma espécie de tratamento médico para diminuir a dor.

Já o nome “tatuagem”, veio muito depois, apenas na década de 1760s. Acredita-se que a origem da palavra venha do Taiti, onde os povos locais utilizavam o termo “tatau” para designar o ato de a tinta penetrar no corpo, ou seja, a maneira como a tatuagem era feita. Os ingleses adaptaram a palavra para “tattoo”, que se popularizou para se referir aos desenhos gravados na pele.

Como remover uma tatuagem

Há diversas maneiras para tentar remover uma tatuagem, mas nem sempre elas são bem sucedidas. Por isso, é sempre muito importante ter em mente, na hora de realizar uma tatuagem, que a remoção não será possível em todos os casos.

- PUBLICIDADE -

O tratamento com laser é o mais comum, pois há muitos tipos de lasers que podem ser utilizados, dependendo do tipo de tinta que foi utilizado na realização da tatuagem. O laser de rubi Q-switched e YAG, por exemplo, são mais eficazes para retirar tinta azul, preta e vermelha, mas não podem remover a tinta verde. A coloração azul claro, por outro lado, geralmente não pode ser removida com um laser. É essencial que o médico dermatologista ou especialista indique qual tipo de laser é o mais adequado para a remoção de cada tatuagem.

Outras técnicas que podem ser utilizadas são a cirurgia para remover as camadas da pele, chamada de excisão, e a aplicação de produtos químicos para irritar e retire a pele. Essas duas técnicas são mais complexas do que o laser e precisam de acompanhamento médico durante sua realização.

Por que a remoção é tão difícil?

Há várias razões para uma tatuagem ser difícil de remover. A primeira delas é por causa da tinta utilizada, pois não são tintas reguladas pela densidade de cor, além disso, ela é injetada na pele em diferentes profundidades.

A cor também afeta a forma como a tatuagem pode desbotar ou desaparecer. Tatuagens com tons azul escuro e preto são as mais fáceis de remover por completo. Já aquelas em verde e amarelo são os mais difíceis, podendo levar várias sessões ou vários tipos diferentes de tratamentos para remover uma tatuagem com essas cores.

Caso o paciente tenha uma tatuagem que gostaria de ter removido, é imprescindível que ele converse com o médico sobre quais os passos deve tomar e nunca tente quaisquer técnicas caseiras para remoção de tatuagem, tais como o uso de um cigarro quente ou cabide aquecido. As taxas de infecção e cicatrizes são muito altas por conta desses métodos.



PUBLICIDADES


Deixe um Comentário

Antes de enviar seu Comentário, faça o cálculo abaixo: * Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.

Powered by WordPress | Designed by: Best SUV | Thanks to Toyota SUV, Ford SUV and Best Truck