TENSÃO PRÉ-MENSTRUAL – TPM

Por: Marina Zanetti | Texto Aprovado pelo Conselho Médico do MediFoco
Atualizado em 12/02/2015

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Tpm

 

Tensão Pré Menstrual ou TPM é um termo bastante conhecido entre as mulheres, principalmente por aquelas que convivem com seus sintomas.

A tensão pré- menstrual é uma síndrome, ou seja um conjunto de sintomas que atingem grande número de mulheres pelo mundo todo, principalmente nos dias atuais, em que o estresse é bastante predominate. Ocorre durante alguns dias que antecedem a menstruação.

Por que ocorre a Síndrome da Tensão Pré – Menstrual?

O organismo da mulher sofre constantes alterações hormonais durante todo o ciclo menstrual, que tem duração em média de 28 dias, diferente do organismo masculino que tem suas taxas hormonais praticamente estáveis, sem grandes alterações.

Devido a esta grande variedade nas taxas hormonais femininas, dificilmente uma mulher terá seus valores hormonais idênticos se dosados em um intervalo de 24 horas, ou seja, de um dia para o outro.

A causa da TPM é ainda desconhecida, mas acredita-se que justamente esta irregularidade hormonal seja a responsável por favorecer o aparecimento de sintomas físicos e comportamentais que compõem a TPM.

Sinais e Sintomas:

A sintomatologia inclui além de sintomas físicos, também comportamentais e são eles:

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Dor ou desconforto abdominal;
– Cefaléia (dor de cabeça);
– Retenção hídrica (inchaço);
– Irritabilidade – nervosismo;
– Choro fácil;
– Dificuldade de concentração;
– Aparecimento de espinhas (acne);
– Mamas doloridas e com sensibilidade aumentada;
– Cansaço e desânimo;
Ansiedade;
– Baixa auto estima;
– Desejo por alimentos doces como o chocolate;

Os sintomas podem variar desde leves até ao ponto de atrapalhar o convívio da mulher com as outras pessoas ou mesmo seus familiares.

Prevenção:

O ideal é a mulher procurar um médico ginecologista e ser orientada quanto à gravidade de seus sintomas, se necessário este pode indicar alguma medicação, quando o quadro for grave, do contrário podem ser indicadas algumas mudanças comportamentais, na tentativa de amenizá-los.

È essencial manter uma boa alimentação rica em frutas e verduras e pobre em gorduras, sal, açúcar e estimulantes como cafeína, também deve evitar álcool e tabagismo principalmente nos dias que antecedem a menstruação e praticar exercícios físico ao menos 30 minutos por dia, três vezes por semana, na tentativa de dissipar o estresse e diminuir os sintomas.

Tentar controlar a raiva também pode ajudar a diminuir a sintomatologia e consequentemente o desconforto durante esta fase do ciclo.



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