TESTE ERGOMÉTRICO | O que é? – Indicações

Por: Iramar Greco | Texto Aprovado pelo Conselho Médico do MediFoco
Atualizado em 11/06/2016

PUBLICIDADE
Teste Ergométrico

 

Você conhece bem o seu coração? Sabe se ele aguenta, e quanto, se for submetido a um esforço extra? O teste ergométrico pode responder a essa pergunta. O exame, realizado em esteira rolante ou bicicleta ergométrica, avalia a saúde do coração registrando a atividade elétrica, os batimentos cardíacos e a pressão arterial, do repouso aos diversos níveis de esforço físico.

O teste começa com uma caminhada leve e vai aumentando o grau de dificuldade e exigência cardíaca, podendo chegar à simulação de uma corrida em ladeira, de acordo com a idade e condições físicas do paciente. A cada nível, além do traçado da atividade cardíaca (eletrocardiograma) há o registro dos batimentos e a medição da pressão arterial.

Em geral, espera-se que o paciente atinja no mínimo 85% de sua frequência cardíaca máxima, durante o exercício. A fórmula da FCM (frequência cardíaca máxima) é bem simples, basta subtrair a idade da pessoa de 220. Um exemplo: alguém com 60 anos tem, teoricamente, uma FCM de 160 batimentos por minuto; e, no teste, ela deve atingir no mínimo 136 bpm. No fim do exercício, há uma recuperação de 5 minutos, com novo registro de eletrocardiograma e medida da pressão arterial.

Durante o teste, o paciente é questionado a respeito de sua condição e deve relatar se há cansaço excessivo, dor no peito, fadiga nas pernas, falta de ar, tontura ou sensação de desmaio. O exame pode ser interrompido se a pessoa apresentar exaustão física, elevação ou queda excessivas da pressão arterial, anomalias no eletrocardiograma, taquicardia ou dor no peito.

- PUBLICIDADE -

O teste ergométrico é um exame complementar uma vez que alguns problemas cardiovasculares só se evidenciam quando há um grande esforço cardíaco. O resultado do exame pode indicar sinais de obstruções nas artérias coronárias (causa do infarto agudo do miocárdio), arritmias, alterações da pressão arterial e outros sintomas provocados pelo esforço físico máximo.

Indicações do Teste Ergométrico:

O teste ergométrico deve ser realizado periodicamente, de acordo com a orientação do cardiologista. O exame é indicado para:

  • avaliar futuras complicações em pacientes com doença arterial já conhecida;
  • checar a condição cardíaca em pacientes que sofreram infarto, antes do retorno às atividades físicas mais vigorosas;
  • pessoas diabéticas que pretendem iniciar uma atividade física intensa, mesmo sem apresentar sintomas de problemas cardíacos;
  • pessoas que desejam dar início à atividades físicas e que tenham algum fator de risco para desenvolver doença cardiovascular, como tabagismo, colesterol alterado, pressão arterial acima ou abaixo do normal e histórico familiar;
  • pessoas assintomáticas que pretendem sair do sedentarismo e começar uma atividade física regular e mais intensa.


PUBLICIDADES


Deixe um Comentário

Antes de enviar seu Comentário, faça o cálculo abaixo: * Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.

Powered by WordPress | Designed by: Best SUV | Thanks to Toyota SUV, Ford SUV and Best Truck