TGO E TGP AUMENTADOS | Exame de Sangue

Por: Matheus Gonsalves | Texto Aprovado pelo Conselho Médico do MediFoco
Atualizado em 11/02/2016

PUBLICIDADE
Tgo e tgp aumentados

 

O fígado é o órgão do corpo que, no linguajar popular, mais aguenta levar pancada sem demonstrar estar realmente prejudicado. Sabe-se ainda que grande parte de suas lesões trazem consigo sintomas leves e muitas vezes imperceptíveis, que ao se manifestar, o órgão já pode estar consideravelmente doente.

Exames de sangue são normalmente solicitados pelos médicos para avaliar a saúde do fígado, sendo os níveis de TGO e TGP bons marcadores para diagnosticar possíveis lesões nos hepatócitos (células presentes no fígado).

Outras enzimas do fígado que podem ser dosadas no sangue e que ajudam no diagnóstico das lesões hepática são: fosfatase alcalina, gama-glutamil transpeptidase (GGT), 5′-nucleotidase, lactato desidrogenase (LDH).

Conhecidas como transaminases ou aminotransferases, as TGO (transaminase glutâmica oxalacética – AST) e TGP (transaminase glutâmica pirúvica – ALT), são enzimas presentes nas células do nosso corpo, principalmente nos hepatócitos, que promovem a metabolização de algumas proteínas. Estes indicadores de lesão hepática apenas nos fornecem a informação de que há algo errado em nosso fígado. Ou seja, a interpretação dos níveis aumentados de TGO e TGP estão associados à uma série de outros fatores, como por exemplo, o quadro clínico geral, onde o responsável pelo diagnóstico será o médico. O hepatologista é o médico mais especializado no estudo do fígado.

Normalmente, o médico especialista tomará como valores normais (valores de referência) para as TGO e TGP, números em torno de 40 para TGO e 30 para TGP, dos quais são aceitas pequenas variações tanto para mais quanto para menos. Ainda, este número referencial pode sofrer variações de laboratório para laboratório, assim, fica indispensável para um diagnóstico preciso, a avaliação de um médico.

- PUBLICIDADE -

O que pode significar níveis de TGO e TGP aumentados?

Quando temos lesões nas células do fígado, as enzimas TGO e TGP são liberados dos hepatócitos, levando ao aumento dos seus níveis no sangue. Muitas podem ser as causas de elevação das transaminases. Níveis altos de TGO e/ou TGP podem estar diretamente relacionados a doenças como: a hepatite viral, a doença gordurosa do fígado, hepatotoxicidade de medicamentos/drogas ou toxinas, doença hepática alcoólica, hepatopatia isquêmica, infiltração maligna (câncer) entre outras. A avaliação deve levar em conta os fatores de risco do paciente para doença hepática, bem como achados do exame físico que pode apontar para um diagnóstico particular.

A maioria das causas de danos no fígado estão associadas com um nível de TGO no sangue inferior a TGP. Uma razão para TGO/TGP de 2: 1 ou superior é sugestivo da doença alcoólica do fígado, particularmente no contexto de uma gama-glutamil transpeptidase (GGT) elevada.

A magnitude do aumento de TGO e TGP varia dependendo da causa da lesão no fígado. Embora os valores possam variar entre as pessoas, os seguintes padrões de TGO e TGP são típicos:

● Doença hepática gordurosa alcoólica: TGO <8 vezes o limite superior do normal; ALT <5 vezes o limite superior do normal;

● Doença hepática gordurosa não alcoólica: AST e ALT <4 vezes o limite superior do normal;

● Hepatite viral aguda: TGO e TGP > 25 vezes o limite superior do normal;

● Hepatopatia isquêmica: TGO e TGP > 50 vezes o limite superior do normal (LDH muito aumentada)

● Infecção crônica pelo vírus da hepatite C: ampla variabilidade, tipicamente normal a menos do que duas vezes o limite superior do normal, raramente mais do que 10 vezes o limite superior do normal;

Hepatite B crônica: TGO e TGP podem ser normais, embora a maioria dos pacientes possui leve elevação (cerca de duas vezes o limite superior do normal) a moderada. Nas exacerbações, os níveis podem ultrapassar 10 vezes o limite superior do normal.



PUBLICIDADES


Deixe um Comentário

Antes de enviar seu Comentário, faça o cálculo abaixo: * Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.

Powered by WordPress | Designed by: Best SUV | Thanks to Toyota SUV, Ford SUV and Best Truck