TOMOGRAFIA COMPUTADORIZADA | O que é? Para que serve?

Por: Iramar Greco | Texto Aprovado pelo Conselho Médico do MediFoco
Atualizado em 11/03/2017

PUBLICIDADE

 

A Tomografia computadorizada surgiu na década de 1970, e é considerada um grande avanço da medicina diagnóstica. Trata-se de um exame de raio X mais sofisticado e preciso do que o convencional, que ‘fotografa’ partes internas do nosso corpo que, depois, são processadas por um computador. Simples, rápido e indolor, o exame produz imagens em alta definição e em três planos diferentes: transversal (em ‘fatias’), coronal (de frente) e sagital (de lado).

A sequência de fotografias detalhadas, captadas pelo raio X em tons de cinza, permite observar mudanças sutis em órgãos, tecidos, ossos, cérebro e outras estruturas específicas do corpo humano, facilitando o diagnóstico de diversas doenças e seu tratamento.

O exame pode ser realizado com ou sem o uso de contraste, de acordo com a indicação médica. O contraste, à base de iodo, permite maior nitidez das imagens facilitando a visualização de certas partes do corpo e a detecção de possíveis lesões.

Indicações da Tomografia Computadorizada – Para que serve a Tomografia?

- PUBLICIDADE -

A Tomografia computadorizada é utilizada por várias especialidades médicas. O exame, preciso e rápido, é indicado para o diagnóstico e acompanhamento de doenças crônicas, inflamatórias ou traumáticas, evitando, muitas vezes, procedimentos mais invasivos ou cirurgias desnecessárias.

A Tomografia é capaz de identificar enfisema e nódulos pulmonares, tumores, obstruções vasculares, coágulos e aneurismas, doenças musculares e ósseas, fraturas, infecções, cálculos renais e na vesícula biliar, lesões traumáticas, hemorragias internas e processos inflamatórios no abdômen.

A Tomografia abdominal, especificamente, é uma opção para pacientes obesos, cujo o alto índice de massa corporal dificulta o exame de ultrassonografia e o diagnóstico precoce de tumores, apendicite, infecções ou hemorragias dentro ou fora dos órgãos.

A Tomografia computadorizada é, também uma ferramenta fundamental para o diagnóstico e tratamento do câncer. O exame permite caracterizar o tamanho e a agressividade do tumor e seu local exato, além de controlar a evolução ou remissão da doença pós-tratamento.



PUBLICIDADES


Deixe um Comentário

Antes de enviar seu Comentário, faça o cálculo abaixo: * Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.

Powered by WordPress | Designed by: Best SUV | Thanks to Toyota SUV, Ford SUV and Best Truck