TOMOGRAFIA DE COERÊNCIA ÓPTICA – OCT

Por: Iramar Greco | Texto Aprovado pelo Conselho Médico do MediFoco
Atualizado em 23/03/2017

PUBLICIDADE

A Tomografia de Coerência Óptica, conhecida como OCT, é o que há de mais moderno para o diagnóstico preciso de algumas doenças oftalmológicas. O exame, de alta tecnologia e não invasivo, é o único capaz de detalhar minuciosamente, e em três dimensões, a retina e o nervo óptico.

A retina, localizada na parte de trás do olho, é formada por camadas de membranas e células fotorreceptoras que funcionam como uma espécie de filme fotográfico. É nela que os estímulos luminosos se transformam em imagens que são enviadas ao cérebro através do nervo óptico. Nessa estrutura, uma das regiões mais importantes é a mácula, onde se encontram grande parte das células fotorreceptoras. A mácula é a responsável por distinguir pequenos detalhes no meio do campo de visão. Quando alguma coisa não vai bem nessa estrutura a visão é prejudicada.

A Tomografia de Coerência Óptica, capta imagens precisas das estruturas internas do olho, que são processadas em computador e transformadas em gráficos, tabelas e programas de análise comparativa.

- PUBLICIDADE -

O exame possibilita a observação detalhada e em alta resolução, do disco óptico, das camadas de fibras nervosas e da estrutura neurossensorial da retina, indicando as regiões com possíveis e mínimas alterações. O resultado pode estabelecer o diagnóstico precoce e o controle de diversas doenças oculares, algumas não visíveis no exame de mapeamento da retina, como retinopatia diabética, degeneração macular, buraco macular e glaucoma. No caso específico do glaucoma, a OCT é o exame mais avançado não apenas para o diagnóstico da doença, como para monitorar a eficácia de tratamentos e controlar sua progressão.

O exame:

A OCT é indicada pelo Oftalmologista como complemento de outros exames, em dúvida de diagnóstico, para acompanhamento pós-operatório, em caso de deslocamento de retina, entre outros.

O exame é não é invasivo, indolor, confortável, rápido e tem início após a dilatação das pupilas, através da aplicação de um colírio específico.

Como é realizada a Tomografia de Coerência Óptica?

O paciente é, então, posicionado em frente ao aparelho que chega a poucos centímetros do olho, mas sem tocá-lo. Durante o procedimento o olhar deve permanecer fixo em um ponto luminoso, sem pequenos movimentos oculares ou lacrimejamento. A duração do exame bilateral é de cerca de 20 minutos.

A OCT só não pode ser realizada em casos que impeçam o exame de fundo de olho, como catarata ou hemorragia vítrea.

PUBLICIDADES


Deixe um Comentário

Antes de enviar seu Comentário, faça o cálculo abaixo: * Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.

Medifoco - O Nosso Foco é a sua Saúde