TONTURA E VERTIGEM

Por: Lara Amorim Davila Prottes | Texto Aprovado pelo Conselho Médico do MediFoco
Atualizado em 30/08/2012

PUBLICIDADE

Tontura e vertigem são condições muito frequentes na prática médica e, na grande maioria das vezes, não estão associadas a problema clínico grave. Tontura é um sintoma comum que o paciente geralmente refere quando se sente inseguro na sua movimentação ou posição em relação ao meio ambiente externo. Pode ser uma queixa inespecífica, associada a cansaço, depressão, ou outros sintomas subjetivos e pode também refletir alteração em qualquer órgão ou sistema. Quando o paciente procura o médico com queixa de tontura, é importante tentar caracterizar algumas situações:

Vertigem: é quando o paciente tem a sensação de que tudo está rodando ao redor dele ou que ele próprio está rodando. É uma alucinação de movimento e apresenta causas bastante específicas. Uma pergunta que ajuda a definir se o paciente tem vertigem é: você tem a sensação de que tudo está rodando ou de que você mesmo está rodando?

Desmaio: no desmaio o paciente simplesmente perde a consciência e cai. A duração do período de inconsciência é curta e a recuperação rápida. Uma pergunta que pode ajudar a definir se o paciente teve um quadro sincopal ou quase-sincopal é: O que você sentiu é como a sensação de ter ficado agachado por um longo período e levantar rapidamente?

Desequilíbrio: se o paciente se sente desequilibrado. A pergunta que pode ajudar na definição do quadro é: você tem a sensação de que não está pisando em terreno firme?

Diagnóstico:

- PUBLICIDADE -

A avaliação otoneurológica (exame do ouvido e seus componentes, e do sistema nervoso), baseada na interpretação da história clínica do paciente com tontura e em um conjunto de procedimentos para a investigação funcional da audição e do equilíbrio corporal, é essencial para estabelecer o diagnóstico, topográfico (local acometido) e etiológico (causa). Eventuais exames laboratoriais podem auxiliar na busca de uma causa. O diagnóstico otoneurológico é fundamental para orientar o tratamento dos pacientes com tontura.

A identificação de fatores etiológicos depende frequentemente da realização de exames subsidiários como hemograma, colesterol total e frações, T3, T4 e TSH, glicemia em jejum, curva glicêmica e insulinêmica. Avaliações por outras especialidades médicas como cardiologia, endocrinologia, neurologia, psiquiatria, ortopedia, reumatologia ou geriatria podem ser indispensáveis. Tomografia computadorizada de ossos temporais (face), e ressonância magnética encefálica são os exames de imagem mais solicitados.

Tratamento:

O tratamento das vertigens e tonturas seguirá de acordo com a causa de base determinada pelo médico. Algumas medidas podem melhorar se não houver contra-indicações de ordem médica ou impedimentos de natureza física, algumas recomendações gerais ao paciente podem ser úteis:

– comer bem pela manhã, menos no almoço e bem menos à noite e evite ficar mais do que três horas durante o dia sem ingerir alimento;
– manter o peso próximo do ideal, pois um aumento de peso pode modificar o centro degravidade e dificultar a manutenção do equilíbrio corporal;
– evitar o uso de carboidratos de absorção rápida (açúcares refinados). Se for ecessário, utilizar adoçantes como a sucralose e alimentos dietéticos. O açúcar natural das frutas é de absorção lenta e não prejudica a função labiríntica;
– não abuse de massas e comidas gordurosas;
– comer devagar, mastigando bem os alimentos;
– evitar bebidas alcoólicas;
– reduzir substancialmente ou eliminar o fumo;
– evitar mais do que três xícaras de café ou chá preto ao dia;
– beber quatro a seis copos de água por dia;
– nunca tomar medicamentos sem orientação médica;
– procurar evitar situações de estresse emocional, ansiedade e fadiga excessiva;
– evitar repouso excessivo;
– procure andar trinta a quarenta minutos ao dia ou praticar regularmente exercícios físicos, excluindo os de alto impacto físico (consultar o médico antes de iniciar um programa de exercícios).

PUBLICIDADES


Deixe um Comentário

Antes de enviar seu Comentário, faça o cálculo abaixo: * Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.

Medifoco - O Nosso Foco é a sua Saúde