TOXOPLASMOSE – A DOENÇA DO GATO

Por: Marina Zanetti | Texto Aprovado pelo Conselho Médico do MediFoco
Atualizado em 02/09/2012

PUBLICIDADE
Toxoplasmose

 

A toxoplasmose é uma doença causada por um protozoário chamado Toxoplasma gondii e pode ser contraída de três formas:  adquirida, congênita ou então infecciosa.

A forma mais comum de se contrair a toxoplasmose é através das fezes de animais contaminados pelo Toxoplasma gondii, principalmente o gato, por isso é conhecida também como Doença do Gato. São os gatos os responsáveis por eliminar os ovos do Toxoplasma gondii, também chamados oocistos, que em condições adequadas no ambiente se tornam esporulados, e então infectantes.

A toxoplasmose é então adquirida através da ingestão de água ou alimentos contaminados com fezes de gato que contenham oocistos esporulados.

Animais também podem se contaminar da mesma forma e então passa a existir mais uma possibilidade de contágio aos seres humanos: a ingestão de carnes contaminadas com os cistos do protozoário, quando consumidas mal cozidas ou cruas.

Por ser uma doença de fácil contágio pelo fato do grande número de gatos existentes, inúmeros estudos comprovam que grande parte da população já produziu anticorpos específicos contra tal doença (IgG), por tê-la adquirido em algum momento da vida, pode ser que as pessoas nem saibam disso, já que não apresentaram sintomas quando contaminados.

Sinais e Sintomas:

Na maioria das pessoas a doença passa despercebida quando estas são contaminadas, pelo fato de ser sintomático apenas em uma pequena parcela da população.

- PUBLICIDADE -

Quando presentes, os sintomas são:

– Linfonodos aumentados (ínguas)
– Febre
– Cefaléia (dor de cabeça)
– Dores musculares e nas articulações

E em formas mais graves há o comprometimento da retina (uma camada interna do olho), geralmente é isto que ocorre quando gestantes são infectadas e transmitem ao feto, podendo gerar ainda mal formações ou mesmo o aborto quando não descoberto a tempo.

Diagnóstico:

Este é realizado por um exame de sangue no qual se detecta IgG e igM, que são anticorpos produzidos contra a toxoplasmose.

Se IgG positivo significa que a pessoa já teve contato com a doença e já produziu anticorpos contra ela, se IgG negativo, ela nunca contraiu a doença, mas se IgM positivo significa que no momento do exame ela estava doente e seu organismo estava produzindo anticorpos, e se IgM negativo é porque ela não estava doente.

Prevenção:

O necessário é lavar muito bem os alimentos e não consumir carnes cruas ou mal cozidas, porém quando gestantes se o IgG for negativo além de todas estas precauções ela deve também evitar contato com gatos, mas se IgG positivo não existe motivo para tantas preocupações, apenas higiene no preparo com os alimentos já é suficiente.



PUBLICIDADES


Deixe um Comentário

Antes de enviar seu Comentário, faça o cálculo abaixo: * Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.

Powered by WordPress | Designed by: Best SUV | Thanks to Toyota SUV, Ford SUV and Best Truck