TRANSTORNO DE ANSIEDADE | Sintomas, Tratamento

Por: Dr. Gilberto Ribeiro Leite | Texto Aprovado pelo Conselho Médico do MediFoco
Atualizado em 17/05/2012

PUBLICIDADE

Ansiedade ou nervosismo é uma característica biológica do ser humano, que antecede momentos de perigo real ou imaginário, marcada por sensações desagradáveis, tais como uma sensação de vazio no estômago, coração batendo rápido, medo intenso, aperto no peito, transpiração entre outros.

 

 

 

 
Sinais e Sintomas:

- PUBLICIDADE -

As pessoas com ansiedade sofrem principalmente de sintomas físicos, normalmente localizados nos intestinos e no peito. Os sintomas mais comuns são: fadiga, insônia, falta de ar ou sensação de sufoco, picadas nas mãos e nos pés, confusão, instabilidade ou sensação de desmaio, dores no peito e palpitações, afrontamentos, arrepios, suores, frio, mãos úmidas, boca seca, contrações ou tremores incontroláveis, tensão muscular, dores, necessidade urgente de defecar ou urinar, dificuldade em engolir, sensação de ter um “nó” na garganta, dificuldades para relaxar, dificuldades para dormir, leve tontura ou vertigem, vômitos incontroláveis, sensação de impotência.

 
Tratamento:

Feito com psicoterapia e medicamentos. Logo após a estabilização do paciente, o médico pode prescrever um antidepressivo para o controle da ansiedade. Há algumas técnicas que auxiliam na prevenção e tratamento da ansiedade. Por exemplo:
– Aprenda a relaxar;
– Procure respirar profundamente algumas vezes do dia;
– Pratique esporte ou simplesmente uma caminhada;
– Evite café, bebidas e produtos que contenham estimulante (coca, cafeína, cigarro);
– Tire dez minutos do seu dia para alongar-se e meditar;
– Observe seus pensamentos e direcione-os para que sejam agradáveis.

PUBLICIDADES


Deixe um Comentário

Antes de enviar seu Comentário, faça o cálculo abaixo: * Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.

Medifoco - O Nosso Foco é a sua Saúde