TRAQUEÍTE AGUDA | Sintomas, Tratamento

Por: Dra. Natália dos Santos Rocha | Texto Aprovado pelo Conselho Médico do MediFoco
Atualizado em 28/05/2013

PUBLICIDADE
Traqueíte

 

Essa doença é uma inflamação da traquéia, um tubo que fica na região do pescoço por onde o ar passa até os pulmões. Junto da inflamação na traquéia, pode ter também inflamação na laringe e nos brônquios, chamado de laringite e bronquite respectivamente. Quando acomete laringe e traquéia é chamado laringotraqueíte, quando acomete brônquios e traquéia é chamado traqueobronquite e quando acomete as três áreas é chamado laringotraqueobronquite.

Essa doença pode ser causada por vírus como o Influenza, parainfluenza, vírus sincicial respiratório ou bactérias como Staphylococcus aureus, entre outros, seu tratamento se difere de acordo com o agente causador.

Sinais e Sintomas:

Os principais sinais e sintomas são febre, tosse seca ou com pouca expectoração, variando da coloração branca até amarelo-esverdeada, dor no peito, local que chamamos de retroesternal, rouquidão e tosse “de cachorro”, estridor durante a inspiração e edema subglótico.

Diagnóstico:

- PUBLICIDADE -

Para o diagnóstico, muitas vezes não são necessários exames complementares, porém um hemograma completo pode diferenciar uma infecção bacteriana de uma viral e um Raio X para diagnósticos diferencias de doenças que causam tosse como pneumonia por exemplo. Geralmente a comprovação diagnóstica é feita somente com dados clínicos, mas o diagnóstico etiológico, isto é, o agente causador é feito somente com o isolamento do agente infeccioso.

Tratamento:

O tratamento para traqueíte causada por vírus é expectante, umidificação do ar e tratamento sintomático. No caso de traqueíte bacteriana o tratamento tem como base o uso de antibióticos específicos para tal doença.



PUBLICIDADES


3 Comentários para o texto: “TRAQUEÍTE AGUDA | Sintomas, Tratamento”

  1. Shirley disse:

    Tive os mesmos… que a Rose, mas ao dar entrada para ser clinicada? O medicamento causou um aumento de pressão. Não sou hipertensa. Como faço para descobrir o nome do medicamento? Fui atendida pelo SUS da minha cidade.

  2. Andrea vieira da silva disse:

    fiz uma escova progressiva ha 4 anos e 1 semana depois quase morrí de falta de ar.Toda a emergência q eu ia quase morrendo,ninguem me diagnosticava porq eu tinha muitas dores no tórax,mas ñ existia nenhum barulho de asma,quando eles ouviam meu tórax.Até hoj tenho crises de falta de ar,fiz exames clínicos,até a medida do monóxo de carbono e o resultado foi exelente como os exames de imagem,nada era sujestivo a asma.Meu médico então me deu prednisona para testar,se fosse realmente asma,eu melhoraria e realmente melhorei,mas tenho crises constantes.O problema é q quando tenho crises e vou as emergências,isso por várias vezes,os médicos,inclusive o meu,quando escutam meu tórax,dizem q ñ existe nenhum barulho de irritação sujestiva a asma,mesmo eu morrendo de falta de ar.Minha grande pergunta é,será q minhas crises podem ser de traqueíte??

  3. Rose disse:

    Tive traqueite e meus sintomas foram somente fraqueza pra respirar,sem febre,tosse seca , falta de ar na hora da crise de tosse q o ar perdia totalmente minha glot fechava totalmente foi horrível fiz tratamento hospitalar e depois de21 dias de tratamento melhorei mas meu pulmão esquerdo deu uma murchada

Deixe um Comentário

Antes de enviar seu Comentário, faça o cálculo abaixo: * Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.

Powered by WordPress | Designed by: Best SUV | Thanks to Toyota SUV, Ford SUV and Best Truck