TRATAR PRÉ-DIABETES COM DIETA

Por: André Duarte | Texto Aprovado pelo Conselho Médico do MediFoco
Atualizado em 12/05/2016

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Pre-diabetes

 

A hiperglicemia intermediária ou pré-diabetes é uma condição em que os indivíduos apresentam níveis de glicose no sangue superiores ao normal, não sendo, contudo, suficientemente elevados para serem classificados como Diabetes. Estas pessoas podem ter alterações na glicemia em jejum (AGJ) ou tolerância diminuída à glicose (TDG) ou ambas. Sabendo que metade dos casos de pré-diabetes vai evoluir para diabetes, um grande número, cerca de 50% das pessoas que agora têm pré-diabetes futuramente terão diabetes.

Nestes casos, a mudança de hábitos alimentares é muitas vezes considerada a solução ideal para a prevenção da progressão da doença. Tanto a associação americana de endocrinologia clinica como as associações americana e europeia para a prevenção e tratamento da diabetes recomendam que as estratégias dietéticas passem pela redução do consumo de gordura e pelo aumento do consumo de fibra (presente em frutas, cereais integrais, leguminosas e hortaliças).

A recomendação do consumo de cereais integrais vem de um estudo que mostra uma ligação direta entre, não só o reduzido risco de desenvolver diabetes tipo 2, mas mesmo na proteção do aparecimento de pré-diabetes.

De acordo com a associação americana de diabetes, as recomendações dietéticas devem focar-se na redução de

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Sementes de Linhaça

Sementes de Linhaça

gorduras saturadas, colesterol e gorduras trans (encontradas em maiores quantidades nos alimentos industrializados). Devemos também focar-nos no aumento da ingestão de ácidos gordos ômega-3, fibra solúvel e fito esteróis, nutrientes que podem ser encontrados presentes num só alimento: sementes de linhaça! Ainda pouco usada mas com benefícios muito mais vastos que a prevenção e ajuda no tratamento de diabetes, as sementes de linhaça possuem uma imensa concentração de proteínas, gorduras, hidratos de carbono e outros micronutrientes que fazem com que esta deva ser uma escolha diária para toda a população. Devendo ser sempre reduzidas a pó antes de consumidas (o nosso organismo não as consegue digerir inteiras) estas pequenas sementes conseguem mesmo controlar e diminuir a resistência à insulina.

Em jeito de resumo, aumentar o consumo de fibras, diminuir a carga de lípidos e açúcares refinados e incorporar 1 a 2 colheres de linhaça triturada pode ser uma simples solução para a regressão da pré-diabetes e deste modo prevenir o aparecimento da temida diabetes mellitus.

Fontes:
http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/23684438
http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/22683128
http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/23996285
http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/24357209



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