TREINAMENTO DE TOALETE – CONTROLE ESFINCTERIANO

Por: Marina Zanetti | Texto Aprovado pelo Conselho Médico do MediFoco
Atualizado em 05/10/2013

PUBLICIDADE

Controle esfincteriano nada mais é do que a aquisição de uma nova habilidade para uma criança, fazendo parte do desenvolvimento neuropsicomotor da mesma. Tal controle se dá por uma soma de fatores, incluindo a produção de um hormônio denominado vasopressina, ( que é muito mais produzido durante a noite) e também ao amadurecimento nítido desta criança em treinamento.

Controle esfincteriano portanto é o ato da criança não eliminar urina em qualquer local, e sim, segurar esta urina até que chegue ao vaso sanitário.

Treinamento de toalete é o ato dos pais incentivarem a criança a utilizar o banheiro sempre que necessário, restringindo e até eliminando de uma vez o uso das fraldas, mas isto deve ocorrer no momento adequado, para que se obtenha sucesso na ação.

Treinamento toalete

- PUBLICIDADE -

De recém nascido até 6 meses de idade, a criança libera tanto fezes quanto urina apenas por reflexos, podendo as micções chegarem a 24 vezes ao dia. Conforme o tempo passa o número de micções diminui gradativamente, até que ocorra uma a cada 3 ou 4 horas.

Com cerca de 1 ano e meio a criança já consegue reconhecer a vontade de fazer xixi, mas é necessário que esta dê alguns sinais de que já está preparada para usar o banheiro sozinha, estes são os “sinais de pronto”: ela deve ser capaz de andar, de tirar e por a roupa sozinha e então, ela acaba imitando os pais ou irmãos mais velhos em relação ao ato de utilizar o vaso sanitário, neste momento então, ela deve ser convidada a ir ao banheiro com o pai se menino ou a mãe se menina, para que ela se familiarize com essa nova situação e entenda como deve ser feito quando sentir vontade de urinar ou defecar.

O ideal é que os pais utilizem de redutores de vaso sanitário, associados a um banquinho, para que dessa forma a criança se sinta confortável ao usar o banheiro, e este processo deve se iniciar aos 2 anos de idade.

O treinamento de toalete deve se iniciar aos 2 anos de idade com os pais levando a criança ao banheiro de 3 em 3 horas, ou 45 minutos após a criança ter ingerido grande quantidade de líquido, para evitar que a criança fique com a urina muito tempo parada na bexiga ou mesmo que urine na roupa e se assuste com aquele acontecimento, atrapalhando portanto todo o processo.

Geralmente a criança conseguirá primeiro urinar e posteriormente defecar sem ajuda dos pais.

PUBLICIDADES


Deixe um Comentário

Antes de enviar seu Comentário, faça o cálculo abaixo: * Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.

Medifoco - O Nosso Foco é a sua Saúde