ULTRASSONOGRAFIA DE RINS E VIAS URINÁRIAS

Por: Dr. Eduardo Machado de Carvalho | Texto Aprovado pelo Conselho Médico do MediFoco
Atualizado em 15/01/2013

PUBLICIDADE

Qual a utilidade da Ultrassonografia de Rins e Vias Urinárias?

A ultrassonografia é um exame isento de radiação que utiliza ondas sonoras, quando direcionado para rins e vias urinárias tem como intuito o estudo das seguintes estruturas urinárias:

– Rim
– Ureter
– Bexiga

Por qual motivo o médico solicita este exame?

– Procurar alterações na parede da bexiga
– Procurar alterações no tamanho ou na estrutura renal
– Procurar pedras, massas, cistos ou outra obstrução no rim
– Procurar pedras no trato urinário (ureter, bexiga)
– Estudar os rins antes de uma biópsia renal (remoção de tecido dos rins para exame)

Como é realizado o exame?

- PUBLICIDADE -

O exame pode ser realizado no prório consultório médico, não havendo a necessidade de estar em ambiente hospitalar.

O paciente é deitado em uma mesa de exame sendo aplicado um gel na região abdominal para que possa facilitar a condução do ultrassom. O transdutor do ultrassom é passado através da parede abdominal pelos órgãos desejados, é através do transdutor que as ondas sonoras são emitidas e após encontrarem o órgão são recaptadas (através de ecos) para a geração da imagem no monitor.

Preparo para o exame:

Para uma boa visualização das estruturas é necessário que a bexiga esteja cheia, para isto é indicado no adulto a ingestão de quatro copos de água 1 hora antes do exame.

Qual a duração do exame?

Aproximadamente 30 minutos

Outras informaões:

– Não há necessidade de nenhum tipo de anestesia ou sedação
– Não existe nenhuma restrição após o exame
– Não existe complicação durante ou após a realização do exame
– Não é preciso fazer jejum

 

PUBLICIDADES


16 Comentários para o texto: “ULTRASSONOGRAFIA DE RINS E VIAS URINÁRIAS”

  1. Marcelo disse:

    Boa noite ! Doutor então estava com duas pedras nos rins , eliminei uma de 6 mm estou com outra de 5 mm , fiz uma ultrassonografia abdominal , onde os parâmetros deram normais ,pedi um exame de creatinina e ureia deu tudo certo , mais há a possibilidade ainda de mal funcionamento dos rins , ando preocupado já que minha urina tá muito clara , sou hiper tenso é andou me dando umas coceiras , vou fazer outro de coleta da urina o dia todo . Não ando sentido dores , mais tipo um pequeno desconforto que dá as vezes , tomo muito suco de abacaxi e melancia + Granbery , tô evitando ao máximo vários alimentos , como carne vermelha , refrigerante , sal , feijão , pizza , café e chocolate , tudo quanto é derivado do leite , estou com 80 K , 1,69 de altura com 43 anos e deu presença de alguns cristais na urina .

  2. Tatiane da Silva disse:

    Olá,Doutor Eduardo!
    Fiz esse exame recentemente,deu que meu rim direito está pequeno. O que significa? O que pode acontecer? Ele também falou que minha bexiga tem um problema que eu não entendi bem. Ele falou que foi causado por eu fazer muita força pra fazer xixi. O que pode ser?

  3. Ana cristina disse:

    Doutor minha filha tem litiase renal, fiz uma ultrassonografia nela, e o médico errou no seu diagnóstico, emitindo laudo de rins normais, sendo que ela tem um cálculo de 5mm, qual o tempo de um curso necessário para que o profissional tenha uma habilidade específica para que esses erros não aconteça?
    Desde já , agradeço

  4. Janaina Freitas disse:

    Boa tarde! A minha filha nasceu com cistos no rim direito. Desde que ela nasceu fazemos a ultrassonografia renal e de vias urinarias e exames de urina para acompanhamento. Graças a Deus, aconteceu o que tinha que acontecer, o rim direito diminuir até sumir e o esquerdo aumentar. Ela também nunca deu alterações no exame de urina. O problema que é a Nefrologista dela pedi um exame dinâmico. É um exame mais detalhado, mais especifico. infelizmente não possuem muitos lugares onde são realizados esse exame dinâmico e onde eu estava acostumada a fazer, não faz mais. Gostaria de saber se esse exame é realizado nessa clinica? Se sim, Qual o valor? Se aceita algum convenionove? E Quais os procedimentos?

  5. VILMA FERREIRA disse:

    fIZ O UTRASSOM ABDOMIN TOTAL E DEU AUSENCIA DE DELATAÇÃO DO SISTEMA PIELOCALICONAL E DE IMAGEM SUGESTIVAS DE CACULOS EM TOPOGRAFIA RENAL. QUER DISSER O QUE EU TOU COM CACULO RENAL.

  6. Gilmara Gomes disse:

    Boa tarde. Fiz o exame de abdômen superior e segundo a médica os meus rins estão normais. Apenas este exame é suficiente para ver se esta tudo OK ou preciso fazer um outro?Obrigada.

    • Dr. Eduardo Machado de Carvalho disse:

      Olá Gilmara,

      Através da ultrassonografia renal é possível identificar cálculos presentes nos rins ou nas vias urinárias, verificar o tamanho e também algumas característica específicas dos rins. No entanto, para quantificar o funcionamento, ou seja, saber se o rim está filtrando o tanto quanto deveria é necessário realizar o exame de sangue (verificando a uréia e a creatinina – leia nosso texto: http://medfoco.com.br/ureia-e-creatinina-exame-da-funcao-dos-rins/). Através do exame da urina também é possível identificar algumas alterações.

      • jessiane disse:

        Doutor,eu sinto dores no abdomen na parte posterior,e as dores estao se tornando frequente,e agora esta aparecendo na regiao toraco-lombar(nas costas)uma dor acentuada.Poderia ser o que?

  7. rute nascimento disse:

    gravida pode fazer esse exame

  8. Poliana Alves disse:

    Por favor poderiam colocar nome,sobre nome de quem publicou o site e dia,mês e ano de publicação do site.
    Porque na hora de fazer um TCC somos cobrado.
    O conteúdo dos textos são bons,ajuda no conhecimento das doenças e como podemos nos precaver precocemente,procurando os médicos.
    Obrigada.

  9. gisella disse:

    Quanto custa esse exame?

  10. JULIO CEZAR disse:

    ULTRA VIAQS URINÁRIAS EM 15/5/12…..APRESENTANDO ECO NODULAR ADJACENTE À PAREDE INTERNA COM CERCA DE 14 mm de diâmetro.No momento não tenho outro resultado.

    -em 24/10/12- cultura de URINA: crescimento de 80.000 UFC/ml de Kebsiella sp.
    EAS- PIOCITOS – 9 a 12 por campo – Hemácias 1 a 3 p. campo- Bactérias = numerosas.

    Pergunta: SERIA O CASO DE UMA CISTOSCOPIA COM EXAME DE MATERIAL, OU A MEDICAÇÃO PODE RESOLVER . no aguardo somos gratos.

  11. jeferson santos disse:

    obrigado pelas informacoes,me ajudaram mto!!

Deixe um Comentário

Antes de enviar seu Comentário, faça o cálculo abaixo: * Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.

Medifoco - O Nosso Foco é a sua Saúde