VASCULITES – INFLAMAÇÃO DOS VASOS

Por: Ricardo Alves de Andrade | Texto Aprovado pelo Conselho Médico do MediFoco
Atualizado em 24/04/2013

PUBLICIDADE

Do ponto de vista sobre nomenclatura vasculite ou angeíte significa processo inflamatório da parede dos vasos do corpo, sejam elas artérias, veias, linfáticos ou capilares. Contudo em medicina, o termo vasculite é direcionado apenas para artérias e arteríolas, pois veias e outros vasos têm seu estudo diferenciado como flebite no caso de veias.

As causas e os agentes etiológicos das vasculites são vários levando-se em consideração de que vasculites é um grupo de doenças, portanto podendo ser causada por agentes infecciosos, substâncias alergênicas, medicamentos.

As vasculites são divididas em três grupos, levando-se em consideração o calibre da artéria que está acometida principalmente na vasculite.

– Grupo 1 (comprometimento de vasos de médio e pequeno calibres): Poliarterite Nodosa, doença de Kawasaki, vasculite das colagenoses.

– Grupo2 (comprometimento de pequenos vasos): Púrpura de Henoch-Schönlein, crioglobulinemias, vasculites medicamentosas, vasculites das neoplasias malignas, vasculites medicamentosas, vasculites das infecções bacterianas, Doença de Behçet, eritema nodoso, eritema multiforme.

– Grupo 3 (comprometimento dos grandes vasos): arterite temporal (células gigantes), arterite de Takayasu, tromboangeíte obliterante, polimialgia reumática.

A apresentação clínica da vasculite depende de qual tipo delas está em consideração, podendo ter sinais e sintomas muito inespecíficos como febre, lesões cutâneas e mucosas, inflamação de articulações (artrite), pneumonite, glomerulonefrite, miosites e neuropatias.

- PUBLICIDADE -

 

TIPOS DE VASCULITES E ÓRGÃOS MAIS COMPROMETIDOS

Doenças:

Órgãos comprometidos:

Poliarterite NodosaPele, rins, articulações, músculos, SNC
Doença de KawasakiPele, articulações, artérias coronárias
Vasculites de hipersensibiliadePele, articulações e rins
Eritema nodosoTecido subcutâneo em braços e pernas
Vasculite das colagenosesPele, articulações, serosas, coração, baço, rins, pulmões
Arterite de TakayasuArco aórtico e seus ramos, articulações
Arterite temporalArtéria temporal e articulações
Granulomatose de Churg-StraussSistema respiratório
Granulomatose de Wegener

Nariz, seios paranasais, ouvidos, pulmões, pleuras, rins, pele, articulações, SNC

As manifestações clínicas das vasculites estão esclarecidos pela tabela acima, dado que os sistemas e aparelhos do corpo acometidos são muito variados, mas de um modo geral 90% dos pacientes apresentam em comum independente do tipo de vasculites, sinais e sintomas do tipo febre, mal-estar, falta de apetite (anorexia), perda de peso e indisposição (astenia).

PUBLICIDADES


One Response para o texto: “VASCULITES – INFLAMAÇÃO DOS VASOS”

  1. Angela disse:

    Oi preciso urgente de uma ajuda. Meu pai tem vasculite aguda nas pernas, dores intensas, qual seria o tratamento eficaz?

Deixe um Comentário

Antes de enviar seu Comentário, faça o cálculo abaixo: * Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.

Medifoco - O Nosso Foco é a sua Saúde