VASCULITES – INFLAMAÇÃO DOS VASOS

Por: Ricardo Alves de Andrade | Texto Aprovado pelo Conselho Médico do MediFoco
Atualizado em 24/04/2013

PUBLICIDADE
Vasculite

 

Do ponto de vista sobre nomenclatura vasculite ou angeíte significa processo inflamatório da parede dos vasos do corpo, sejam elas artérias, veias, linfáticos ou capilares. Contudo em medicina, o termo vasculite é direcionado apenas para artérias e arteríolas, pois veias e outros vasos têm seu estudo diferenciado como flebite no caso de veias.

As causas e os agentes etiológicos das vasculites são vários levando-se em consideração de que vasculites é um grupo de doenças, portanto podendo ser causada por agentes infecciosos, substâncias alergênicas, medicamentos.

As vasculites são divididas em três grupos, levando-se em consideração o calibre da artéria que está acometida principalmente na vasculite.

– Grupo 1 (comprometimento de vasos de médio e pequeno calibres): Poliarterite Nodosa, doença de Kawasaki, vasculite das colagenoses.

– Grupo2 (comprometimento de pequenos vasos): Púrpura de Henoch-Schönlein, crioglobulinemias, vasculites medicamentosas, vasculites das neoplasias malignas, vasculites medicamentosas, vasculites das infecções bacterianas, Doença de Behçet, eritema nodoso, eritema multiforme.

– Grupo 3 (comprometimento dos grandes vasos): arterite temporal (células gigantes), arterite de Takayasu, tromboangeíte obliterante, polimialgia reumática.

A apresentação clínica da vasculite depende de qual tipo delas está em consideração, podendo ter sinais e sintomas muito inespecíficos como febre, lesões cutâneas e mucosas, inflamação de articulações (artrite), pneumonite, glomerulonefrite, miosites e neuropatias.

 

TIPOS DE VASCULITES E ÓRGÃOS MAIS COMPROMETIDOS

- PUBLICIDADE -

Doenças:

Órgãos comprometidos:

Poliarterite NodosaPele, rins, articulações, músculos, SNC
Doença de KawasakiPele, articulações, artérias coronárias
Vasculites de hipersensibiliadePele, articulações e rins
Eritema nodosoTecido subcutâneo em braços e pernas
Vasculite das colagenosesPele, articulações, serosas, coração, baço, rins, pulmões
Arterite de TakayasuArco aórtico e seus ramos, articulações
Arterite temporalArtéria temporal e articulações
Granulomatose de Churg-StraussSistema respiratório
Granulomatose de Wegener

Nariz, seios paranasais, ouvidos, pulmões, pleuras, rins, pele, articulações, SNC

As manifestações clínicas das vasculites estão esclarecidos pela tabela acima, dado que os sistemas e aparelhos do corpo acometidos são muito variados, mas de um modo geral 90% dos pacientes apresentam em comum independente do tipo de vasculites, sinais e sintomas do tipo febre, mal-estar, falta de apetite (anorexia), perda de peso e indisposição (astenia).



PUBLICIDADES


One Response para o texto: “VASCULITES – INFLAMAÇÃO DOS VASOS”

  1. Angela disse:

    Oi preciso urgente de uma ajuda. Meu pai tem vasculite aguda nas pernas, dores intensas, qual seria o tratamento eficaz?

Deixe um Comentário

Antes de enviar seu Comentário, faça o cálculo abaixo: * Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.

Powered by WordPress | Designed by: Best SUV | Thanks to Toyota SUV, Ford SUV and Best Truck