VITILIGO | Fotos – Tipos – Sintomas – Tratamento

Por: Tiago Zenero | Texto Aprovado pelo Conselho Médico do MediFoco
Atualizado em 29/07/2015

PUBLICIDADE
Vitiligo

 

Vitiligo é uma doença na pele que se caracteriza pela falta de melanina. A perda gradativa da pigmentação acaba gerando manchas no corpo e a extensão que a doença pode tomar é impossível de se prever. O vitiligo ainda pode afetar qualquer parte do corpo, inclusive os lábios, cabelo e olhos.

Pessoas com pele mais escura estão mais susceptível à doença, mas ela pode aparecer em qualquer tipo de pele. A perda da melanina não é contagiosa e não apresenta nenhum risco ao paciente; porém, pode afetar a autoestima e acabar gerando doenças psicológicas, como a depressão.

Causas e tipos

As causas do vitiligo ainda são desconhecidas. A doença acontece quando os melanócitos – células que produzem a melanina, o pigmento que dá coloração à pele – morrem. Acredita-se que o vitiligo é uma doença autoimune, ou seja, causada pelo próprio sistema imunológico do paciente, que por alguma razão acaba destruindo os melanócios de certas regiões da pele.

O vitiligo ainda é dividido em dois grupos: o localizado e o generalizado.

O primeiro é quando as manchas surgem em, pelo menos, três partes do corpo. A evolução é rápida, acontece em cerca de semana ou poucos meses, e depois se estabiliza.

Há três tipos de vitiligo localizado: segmentar, quando aparecem manchas do formato de faixas em apenas um lado do corpo; focal, caracterizado por manchas em duas ou três partes do corpo, geralmente nas mãos, axilas, pés e pálpebras; e mucosas, que aparece apenas nos lábios e na região genital.

O tipo focal é o mais comum de todos e, em alguns casos, ele se expande por quase todo o corpo, caracterizando assim o vitiligo generalizado, que ainda pode ser dividido em quatro tipos: vulgar, com manchas simétricas em diversas áreas do corpo; misto, que é uma mistura dos tipos vulgar e segmentar; universal, extremamente raro, atinge mais de 70% do corpo; e acrofacial, no qual aparecem manchas apenas no rosto, nas mãos e nos pés.

Sintomas e tratamento

- PUBLICIDADE -

O sintoma principal da doença é a perda da pigmentação da pele, ocasionando manchas pelo corpo. Acompanhado disso, podem aparecer: perda de pigmentação do cabelo, cílios, sobrancelhas ou barba; perda da cor nos tecidos que revestem o interior da boca e do nariz; perda ou alteração da cor da camada interna do globo ocular; manchas descoradas em torno das axilas, umbigo, órgãos genitais e reto.

Apesar das causas serem desconhecidas, a doença apresenta alguns tratamentos disponíveis, que podem restaurar a cor da pele. Entretanto, os resultados variam de acordo com o paciente e são imprevisíveis. Como alguns desses tratamentos podem causar efeitos colaterais, o médico deve analisar o paciente cuidadosamente antes de indicar qual é o método mais adequado.

Nas situações mais simples da doença, o uso de bronzeadores artificiais ou maquiagem podem ser suficientes para disfarçar a aparência das machas. Já outros pacientes podem preferir a ingestão de medicamentos ou cremes para a pele, que, no geral, são tratamentos de longa duração, nos quais os resultados podem vir a aparecer apenas depois de meses da utilização dos produtos.

Fotos do Vitiligo

Separamos algumas imagens de como se apresentam as lesões do vitiligo:

Vitiligo Vitiligo Vitiligo Vitiligo



PUBLICIDADES


Deixe um Comentário

Antes de enviar seu Comentário, faça o cálculo abaixo: * Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.

Powered by WordPress | Designed by: Best SUV | Thanks to Toyota SUV, Ford SUV and Best Truck