XIXI NA CAMA – ENURESE NOTURNA

Por: Marina Zanetti | Texto Aprovado pelo Conselho Médico do MediFoco
Atualizado em 05/10/2013

PUBLICIDADE
Xixi na Cama

 

Enurese é a perda involuntária de urina durante o sono, seja a noite ou durante o dia, em crianças maiores de 5 anos de idade, pelo menos 2 vezes por semana.

Crianças com idade inferior a 5 anos não são diagnosticadas com tal problema, até porque nesta faixa etária, pode ser que não haja ainda o completo desenvolvimento da criança e esta ainda esteja em treinamento de toalete (o ato de utilizar o banheiro para as suas necessidades), sendo normais acontecerem eventualmente alguns escapes de urina durante o sono.

Para tal diagnóstico é importante que os pais entendam bem a diferença de enurese e de incontinência urinária, esta última é a perda urinária involuntária a qualquer momento, não só durante o período do sono.

Alguns estudos apontam que crianças com os pais que tiveram o mesmo problema quando crianças, tem muito mais chances de apresentarem enurese, quando comparadas às crianças com os pais não enuréticos.

Este acaba sendo um problema que afeta tanto a criança quanto à família, pois causa um desconforto principalmente para crianças maiorzinhas que não podem participar de eventos fora de casa por terem vergonha, e aos pais por se sentirem culpados.

A principal causa da enurese é a imaturidade em produzir um hormônio (vasopressina), responsável por impedir que a criança elimine urina involuntariamente.Xixi na Cama

- PUBLICIDADE -

Espera-se até os 7 anos de idade, para que então tenha certeza que a criança sofre de enurese e inicie então um tratamento, que consiste em uroterapia e orientação alimentar adequada, para que além do hábito miccional, esta tenha também um hábito intestinal adequado, já que estes dois fatores caminham juntos.

A família desta criança deve ser orientada a não permitir que a mesma fique muitas horas sem ir ao banheiro, e pratique a uroterapia, que é justamente o hábito de utilizar o banheiro com hora marcada ( de 3 em 3 horas), além disso é necessário que a criança ingira bastante líquidos durante o dia para restringir sua ingestão durante a noite.

Pode ser que este hábito dure anos, mas a família deve estar ciente que este é um processo demorado, e em alguns casos inclusive, é necessário o uso de um medicamento em forma de comprimidos, para que haja o estímulo da produção deste hormônio e então a criança não urine durante o sono, mas o principal é o apoio que deve ser dado à esta criança durante todo o processo, e em momento algum castigá-la, já que estas perdas ocorrem involuntariamente e não por vontade da mesma. Um médico pediatra é o melhor profissional para esclarecer as dúvidas relacionadas ao tema.



PUBLICIDADES


Deixe um Comentário

Antes de enviar seu Comentário, faça o cálculo abaixo: * Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.

Powered by WordPress | Designed by: Best SUV | Thanks to Toyota SUV, Ford SUV and Best Truck