Para melhor entendimento sobre a torção testicular, primeiramente explicaremos a anatomia testicular. Localizados no interior da bolsa escrotal, encontramos o testículo direito e o esquerdo além de outras estruturas como o canal deferente (de onde vem os espermatozóides), artéria e veia (responsáveis pela vascularização do órgão, levam oxigênio), nervo e vasos linfáticos (que fazem a drenagem do órgão, juntamente com as veias).
A torção testicular é uma emergência cirúrgica que acontece quando o testículo gira em torno do seu próprio eixo, apertando suas estruturas, assim causa uma isquemia (falta de oxigenação) que é responsável pela dor. Pode ocorrer em qualquer idade, mas geralmente ocorre na infância e adolescência.
Sinais e Sintomas da torção testicular:
O paciente submetido a esse quadro pode apresentar:
- Dor abdominal e inguinal (virilha) súbita e progressiva;
- Aumento da região escrotal;
- Aumento da sensibilidade;
- Alguns casos podem ter náusea, vômitos, calafrios e febre;
- Vermelhidão no local.
Fatores de Risco:
- Testículos retráteis (aqueles que não ficam o tempo todo dentro da bolsa escrotal);
- Malformação (canal deferente alongado);
- Sem causa aparente (espontânea);
- Atividade física severa.
Diagnóstico:
O médico vai armazenar dados clínicos do paciente e contar com ajuda de exame de imagem como a ultrassonografia com Doppler do testículo (nesse exame ele vai ver como está o fluxo sanguíneo na região testicular).
Tratamento:
É importante lembrar que estamos frente a uma emergência médica, pois o testículo não está recebendo oxigênio, ou seja, está isquemiando. Geralmente o quadro tem que ser revertido em até 4-6 horas do início dos sintomas, caso não for possível, o paciente perderá a viabilidade do mesmo (podendo causar infertilidade).
No ato cirúrgico o médico vai avaliar o testículo (ver o grau de isquemia ou necrose), a maioria dos casos o que se faz é só a distorção e fixação (orquipexia) do canal deferente na parede da bolsa escrotal. Quando o testículo é inviável é feita a orquidectomia (retirada do testículo).
É importante lembrar aos pacientes que já tiveram a torção testicular devem fazer avaliação anualmente com o seu médico. Essa patologia pode trazer complicações como atrofia testicular, espermatogênese (formação dos espermatozóides) anormal e infertilidade.
PUBLICIDADES |
Qual a probabilidade de infertilidade em um caso de torção testicular com uma cirurgia feita depois de mais de 24 horas ???
Urgente.
Atc.
Bruna Foureaux
Meu marido teve torção testícular há 4 anos ele fez a cirugia e tirou o testículo direito,desde então não voltou mais ao médico quero saber se ele pode ter filhos ele se recusar em voltar ao médico o que eu faço?